Pesquisar No Site
Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes
Seminário da Acalento reúne mais de 200 participantes
Mais de 200 profissionais participaram no último sábado (09/11), no Centro Universitário Módulo, do 4º Seminário Saúde e Educação: O Elo da Reabilitação “Articulando Saberes”, promovido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.
O evento encerrou às 17h e promoveu palestras de nove profissionais de diferentes áreas, sempre com objetivo de levar novos assuntos e atualizações referentes ao trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência.
Na ocasião, a presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, destacou a importância do Seminário para o atendimento de pessoas com deficiência. “Queremos que agreguem no dia a dia toda informação repassada aqui. Nosso trabalho é de cunho científico, porém devemos sempre associar à questão humana, para ter mais embasamento e oferecer o melhor aos nossos alunos ou pacientes”, disse.
Durante abertura do evento, a professora Sandra de Fátima dos Santos aplicou uma dinâmica com os presentes sobre quebra de paradigmas, mostrando que no trabalho com pessoas com deficiência deve ter em primeiro lugar, afetividade, antes de qualquer conhecimento.
O trabalho seguiu com a palestra do fisioterapeuta Nelson Serrão Jr., que abordou a fisioterapia virtual, tratando o paciente por meio do uso de games. O fisioterapeuta Rodolfo Kós, retratou as principais doenças neurológicas na infância, com o tema “Nem todo cadeirante é igual”.
A psicóloga Mariana da Silva Leite explicou sobre a Terapia ABA, mais conhecida como Análise do Comportamento Aplicada, que foca no reforço dos comportamentos positivos da criança autista.
A fonoaudióloga Tatiana de Almeida e a pedagoga Camila Ribeiro, apresentaram o projeto da Acalento “Conectando-se com o Mundo”, onde trabalham a Comunicação Aumentativa e Alternativa no atendimento de usuários na instituição.
O período da tarde seguiu com as professoras universitárias, Elaine Moreira de Avelar e Betina sobre Noções de Primeiros Socorros Escolar; e Escolarização da Criança com Comprometimento Motor Grave abordado pela neuropsicopedagoga Lindsay Carvalho Vieira.
Encerrando os trabalhos, o professor do departamento de esportes adaptados da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Thiago Intrieri e o paratleta Tiago dos Santos, contaram sobre o trabalho que é desenvolvido, com várias formas de superação por meio do esporte.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,