Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebeu minicursos sobre deficiência física e visual para 300 profissionais

Caraguatatuba recebeu minicursos sobre deficiência física e visual para 300 profissionais
A equipe do setor de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba realizou de 30 de outubro a 08 de novembro, dois minicursos com as temáticas Deficiências Física e Visual: Teoria e Prática Pedagógica.

#PraCegoVer: Profissional de blusa branca, mostra para educadora a importância de fazer com que o deficiente visual confie no educador que irá guiá-lo. (Foto: Divulgação/PMC)
Os cursos foram voltados aos professores, auxiliares do desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar e estagiários da rede municipal. Cerca de 300 profissionais tiveram a possibilidade de participar.
A terapeuta ocupacional Patrícia Aline de Souza apresentou aos educadores conceitos e nomenclaturas técnicas utilizadas por especialistas, para referir-se a pessoas com deficiência física. Os profissionais do atendimento educacional especializado puderam desenvolver com o público presente, propostas educacionais para que o atendimento aos alunos com e sem deficiência possa ser igualitário.
Na semana passada, o encontro foi ministrado pela pedagoga e psicóloga especialista em Deficiência Visual, Solange Bezerra Viana da Mota, e também por professoras especialistas do atendimento educacional especializado Aline Okuda, Gianna Tonacci e Andreia Rocha.

#PraCegoVer: Palestrante mostra para educadores a importância de orientar e motivar alunos com deficiência física. (Foto: Divulgação/PMC)
Na oportunidade, elas abordaram com profundidade os desafios encontrados pelos alunos deficientes visuais ao se locomoverem e a importância que os educadores exercem no dia a dia desses alunos, para garantir um aprendizado mais eficiente. Atualmente cerca de 132 alunos com deficiências estão matriculados na rede municipal de ensino e recebem atendimento profissional especializado.
O auxiliar de desenvolvimento infantil, Flavio Santos, que trabalha há cinco anos na EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, localizado no Estrela D´Alva, relata que o curso o auxiliou a esclarecer dúvidas do dia a dia e um melhor aprendizado sobre a criança com deficiência. “No projeto temos a oportunidade de melhorar a forma como analisamos o aluno, desde questões familiares até a forma como ele segura um lápis, disse.”
Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria