Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza nova ação conjunta de abordagem social com moradores de rua

Prefeitura de Caraguatatuba realiza nova ação conjunta de abordagem social com moradores de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (07), mais uma ação concentrada de abordagem social com a população adulta em situação de rua.

#PraCegoVer: Imagem mostra equipe da ação integrada abordando homens em situação de rua. (Fotos: Divulgação/PMC)
A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e contou com a participação de representantes da Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e equipe da Atividade Delegada.
O grupo se reuniu no Batalhão da Polícia Militar de onde saíram para pontos considerados críticos, onde há aglomeração de andarilhos aliado ao consumo de entorpecentes.
Os locais visitados nesta quinta-feira são os considerados mais graves. O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que além de realizar a abordagem social dessas pessoas, verificando seu estado de saúde, o motivo de estarem ali e encaminhá-las para uma tentativa de reinserção social, a ação também é preventiva. “Buscamos evitar que aqueles locais venham se tornar um ponto cativo de concentração de moradores de rua”, disse.

#PraCegoVer: Imagem mostra equipe da ação integrada abordando casal em situação de rua, debaixo de um viaduto. (Fotos: Divulgação/PMC)
A força-tarefa encaminhou cinco moradores para a Casa Transitória Luz do Caminho onde foram recebidos por uma equipe especializada, que tem a missão de acolhê-los, realizar um diagnóstico de sua situação social. Além desses, outros oito moradores aceitaram ajuda com transporte para retornarem às suas cidades de origem.
Caraguatatuba realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmola, dê futuro”. A campanha faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não deem dinheiro ou comida, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências adequadas.
Serviço:
- Casa Transitória Casa do Caminho
Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
- CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor