Pesquisar No Site
Mais de 1,6 mil toneladas de material reciclável já foram recolhidos pela Coleta Seletiva em Caraguatatuba

Mais de 1,6 mil toneladas de material reciclável já foram recolhidos pela Coleta Seletiva em Caraguatatuba
Cada vez mais Caraguatatuba busca soluções para a coleta pública do lixo e estratégias para a gestão de resíduos. Uma das ações mais importantes de cuidado com o meio ambiente é a Coleta Seletiva, que em dois anos de funcionamento ativo, já reaproveitou 1.680 mil toneladas de material.

Mais de 1,6 mil toneladas de material reciclável já foram recolhidos pela Coleta Seletiva em Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)
O trabalho da Coleta consiste no recolhimento de material pelo caminhão devidamente identificado, que passa nos bairros, de acordo com uma programação diária.
Atualmente, a Coleta Seletiva atende 1.540 logradouros, cerca de 90% do município, contando com a participação de 7,5 mil habitantes que realizam a reciclagem dos materiais em suas casas.
Para facilitar o trabalho dos coletores, evite deixar os materiais recicláveis em saco iguais ao da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão, principalmente no horário próximo ao da coleta. Para garantir uma boa qualidade do produto, lave bem e seque antes de descartar, assim o munícipe evitará atração de insetos.
A Coleta Seletiva recolhe, em média, 60 toneladas de lixo reutilizável por mês e na alta temporada esse número aumenta para 80 toneladas. A separação do lixo orgânico e do reciclável, além da redução de gastos para o município, gera emprego, por meio das cooperativas de reciclagem.
Caraguatatuba possui duas cooperativas, situadas nos bairros Pegorelli e Ponte Seca. Nos locais, os materiais são triados, gerando renda aos cooperados e voltando para o ciclo comercial como mercadoria.
Quer quiser saber mais sobre como separar o lixo e a programação da coleta, acesse: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/. Dúvidas, informações e reclamações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-2530.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação