Pesquisar No Site
Oficina da Horta à Mesa é encerrado no Conjunto Habitacional Nova Caraguá II
Oficina da Horta à Mesa é encerrado no Conjunto Habitacional Nova Caraguá II
O encerramento da oficina “Da Horta à Mesa”, sexta-feira (1º), foi com uma bancada farta e deliciosa: arrumadinho de berinjela, biscoito salgado com ervas, patê de salvia, mousse de pitanga e cambuci, bolo mousse de maracujá, brigadeiro de camomila e sucos de pitanga e cambuci. Tudo preparado pelas alunas com a supervisão da nutricionista Valquíria Imaculada Rosa, e da auxiliar de cozinha Cinara Tegon, ambas do Sesi de São José dos Campos.
O workshop é um dos vários oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, Caixa Econômica Federal (CEF) e o SESI. Essa parceria visa propiciar cursos de geração de renda para 730 famílias do residencial “Nova Caraguá ll”.
A capacitação “Da Horta à Mesa” teve início na terça-feira (29/10), quando a bióloga (SESI), Maria de Fátima Oliveira, ensinou às participantes a plantar ervas para temperos (alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, sálvia, etc.), tempo de florescimento, como combater pragas, como produzir substrato orgânico em casa, compostagem, entre outras técnicas de plantio.
A segunda parte da oficina ficou por conta da nutricionista, Valquíria Rosa, que instruiu sobre benefícios e propriedades dos alimentos, dicas de saúde, receitas e modos de preparo.
Desempregada, Elayne Viana da Conceição, 37 anos, disse que fez várias oficinas e já está vendendo bolos. “Os cursos foram bons para mim e para minha família. Com os produtos que faço consigo ganhar um dinheirinho. Também estou repassando os ensinamentos ao meu sogro e sogra, inclusive dicas de saúde”, contou.
A vizinha, Maria Aparecida Salermo, 61 anos, fez as oficinas de “Hambúrguer Gourmet; Sopas, Cremes e Caldos; e da Horta à Mesa. “Aprendi muitas coisas aqui. Inclusive o que posso comer ou não, porque sou diabética e hipertensa. Agora, quero plantar temperos, fazer produtos para vender e ter uma renda melhor”, afirmou.
As oficinas tiveram início em agosto e vão até o primeiro semestre de 2020. As aulas ocorrem no caminhão escola do SESI, estacionado nas dependências do Ciase Travessão. Os interessados em participar das próximas formações devem apresentar documento com foto e comprovante de endereço no Ciase Travessão, que fica na Rua Henrique Maximiliano Coelho Neto, 100.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Jogos de futebol agitam o final de semana em Caraguatatuba
O domingo (10) será agitado para os amantes de futebol amador. Oito jogos estão marcados para decidir quais times passarão das quartas de final do Campeonato Amador de Futebol da 1º e 2º divisão. O campo do Cemug vai receber os jogos da 1º divisão, começando às 11h com AF
Campanha Outubro Rosa encerra com aproximadamente 4 mil atendimentos e reforça prevenção o ano todo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou com sucesso a Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês de outubro cerca de 4 mil atendimentos foram realizados com exames preventivos, para reforçar a importância
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,