Pesquisar No Site
Campeonato Municipal de Karatê é nesse domingo (3) no Cemug

Campeonato Municipal de Karatê é nesse domingo (3) no Cemug
O tradicional Campeonato Municipal Caraguatatuba de Karatê será realizado nesse domingo (3), a partir das 8h, Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no bairro Jardim Britânia.

#PraCegoVer: Ginásio do Cemug. Quadra com dois grandes tatames de borracha. Um com área de luta vermelha e área de exclusão azul e a outra com área de luta azul e área externa amarela. Vários atletas, homens e mulheres, de idades variadas, com quimonos brancos e faixas de diferentes cores, estão de pé com a mão para trás. (Foto: Divulgação)
Estão inscritos 495 atletas de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Guarujá e Tremembé, que disputarão lutas em 57 categorias, desde o infantil (cinco anos) até adulto.
A entrada é franca e a organização do evento convida os inscritos e o público a fazerem um ato de solidariedade e gentileza, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade para doação às entidades de assistência social cadastradas na Prefeitura.
História

#PraCegoVer: Ginásio do Cemug. Tatame com área vermelha de combate e área azul externa. Dois atletas com quimonos brancos o da esquerda com faixa vermelha e o da direita com faixa azul. Um juiz faixa preta acompanha a luta. Fora da área de luta há vários competidores sentados no chão. Ao fundo, arquibancada com várias pessoas assistindo a competição. (Foto: Divulgação)
No dia 25 de outubro de 1936 foi realizado um encontro histórico com os mestres da ilha japonesa de Okinawa. Ali decidiram, oficialmente, mudar o nome da luta de Toudi para Karatê.
O Do foi acrescentado para marcar que o Karatê, além de arte marcial, é uma jornada filosófica de iluminação e não só apenas um método de defesa pessoal.
A partir daí, as raízes chinesas defensivas do Toudi foram substituídas pelos valores japoneses da autoproteção e autoperfeição. Aí nasce o Karatê moderno ou o Karate-Do – “caminho das mãos vazias”.
Serviço – O ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) está localizado na Avenida José Herculano, nº 50 – Jardim Britânia.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao