Pesquisar No Site
Estado e Sabesp assinam contrato com a Prefeitura para investimentos de R$ 422 milhões em água e esgoto

Estado e Sabesp assinam contrato com a Prefeitura para investimentos de R$ 422 milhões em água e esgoto
O Governo do Estado e a Sabesp assinam nesta quarta-feira (30) com a Prefeitura de Caraguatatuba o contrato pelo qual a Companhia assume a prestação de serviços de saneamento do município, oficializando a parceria com a administração. O contrato prevê investimentos que visam a ampliação da distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos.
A oficialização do contrato acontece na sede da Secretaria Municipal de Educação (Sala Monteiro Lobato), às 11h, com a presença do subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), Glaucio Attorre Penna, na ocasião representando o governador João Dória; do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, engenheiro Ricardo Daruiz Borsari, representando o presidente da Sabesp, Benedito Braga; do superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno; e do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.
Atualmente, quatro Estações de Tratamento de Água (ETAs), sendo elas Tabatinga, Massaguaçu, Guaxinduba e Porto Novo, por meio dos mais de 600 km de redes distribuidoras, abastecem os imóveis das áreas formais do município, cuja cobertura em atendimento com água tratada é de 98%. A Companhia tem sete reservatórios totalizando uma reservação de 18,7 milhões de litros de água.
Na área de esgotamento sanitário o índice de coleta e afastamento de esgotos em áreas regularizadas é de 87%, lembrando que todo esgoto coletado é 100% tratado. Quatro estações (Massaguaçu, Martim de Sá, Indaiá e Porto Novo) recebem e tratam os esgotos que são transportados pelos quase 500 km de redes coletoras.
O que vem por aí
Com a formalização do contrato de prestação de serviços entre a Sabesp e o município de Caraguatatuba, vários investimentos estão previstos ao longo dos próximos 30 anos, atendendo às prioridades e exigências do Plano Municipal de Saneamento elaborado pelo Município e aprovado pelo Poder Legislativo.
Vale ressaltar que, conforme as necessidades, o contrato pode sofrer alterações e revisões a cada quatro anos com o intuito de atender sempre às demandas da cidade.
Entre os investimentos previstos em abastecimento, os destaques são as ampliações das estruturas e sistemas de reservação das ETAs Porto Novo e Massaguaçu. Em esgotamento sanitário, no período de oito meses já avançaram 53% as obras do Jardim Gaivotas – o prazo de execução é de dois anos.
Outras prioridades são a ampliação dos sistemas de esgotos Indaiá, Jardim Adalgisa; implantação de coleta de esgotos para os bairros Golfinho, Jardim Terralão e melhoria dos sistemas Martim de Sá e Jaraguazinho, com implantação de novas redes e ampliação da cobertura em esgotos para imóveis atualmente não atendidos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o