Pesquisar No Site
Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba

Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba

Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Com a presença de mais de 100 pessoas, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta terça-feira (6), a primeira audiência pública para o processo de implantação da coleta seletiva no município.
Durante o encontro foi apresentando o panorama atual dos resíduos sólidos gerados no município, que passam das quatro toneladas por mês, além da proposta para o cenário da coleta em um horizonte de planejamento para 20 anos, bem como sugestões de programas (capacitação técnica e educação ambiental) e adequação na legislação municipal.
No levantamento feito pela empresa Felco Faleiros Projetos e Consultoria em Engenharia Ltda, responsável pelo diagnóstico da cidade, estima-se que o município produza mais de 900 quilos de materiais reciclados por mês, sendo que nos meses da alta temporada esse volume chegue a 1,4 toneladas.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, ressalta que com a implantação do programa de coleta seletiva, os gastos com a coleta dos resíduos sólidos do município diminui drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo.

Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Além disso, segundo ele, a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reutilizados.
“Sem contar com a geração de renda e emprego e, principalmente com o fomento social, uma vez que todo material reciclado coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar somente a triagem, aumentando o poder trabalho”, destacou.
Giorgeti esclarece que a participação da comunidade nas audiências é fundamental para a elaboração do projeto. “Todos os questionamentos e sugestão feitas pelos participantes, serão analisadas e inserida dentro do processo. A audiência é a oportunidade do cidadão se manifestar e garantir os seus direitos”, afirmou o secretário.
O projeto do plano de coleta seletiva está disponível no site da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br e pode ser analisada por qualquer pessoa.
Uma segunda audiência será realizada para concluir esta etapa com a participação da população. A previsão é que ela aconteça no final de agosto ou início de setembro.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Agentes de trânsito realizam operação de retirada de carros abandonados em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão tem cadastradas, atualmente, 150 reclamações de carros abandonados em pontos distintos do município, via 156. De janeiro deste ano até o momento, os agentes de trânsito concluíram 14 solicitações de remoção. Nesta quarta-feira (19), mais dois veículos foram retirados da Avenida