Pesquisar No Site

Membros do Comtur aprovam projeto do Portal de Entrada de Caraguatatuba

Publicado em: 15/10/2019
Destaques
COMEÇAM AS OBRAS NO PORTAL DE ENTRADA
Membros do Comtur aprovam projeto do Portal de Entrada de Caraguatatuba

O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião extraordinária para a aprovação de projetos e propostas da Prefeitura de Caraguatatuba, entre eles, o que trata da construção do Portal de Entrada da cidade.

A obra deve ser contemplada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão da Secretaria de Turismo do Estado, e, para isso, o projeto precisava da aprovação do Comtur.

#PraCegoVer: Imagem mostra a diretora de Obras Públicas, Josiane, sentada com um papel onde tem o projeto do portal de entrada (Foto: Divulgação/PMC)

A estrutura contempla uma construção em aço revestido com Bloco Administrativo, sala para Centro de Informações Turísticas (CIT), Sala de Controle, dois banheiros acessíveis. “Queremos saber se neste portal será possível a fiscalização de ônibus e vans de turismo de um dia”, quis saber a presidente do Comtur, Sandra Abril, e foi informada que sim.

O local aprovado pela Concessionária Tamoios para a construção é no final da Rodovia dos Tamoios, onde fica a antiga casinha do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no Jaraguazinho.

De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, a construção foi viabilizada porque o Dade informou que haveria uma verba residual para o município na ordem de R$ 1,3 milhão e esse projeto já estava em andamento. “Nos deram uma semana para apresentar uma proposta, por isso conseguimos enviar do portal de entrada”.

Na mesma reunião, os conselheiros aprovaram o Calendário Turístico para o ano de 2020 e mantém os eventos já realizados neste ano.

Circuito Litoral Norte

Na ocasião, os membros do Comtur também tiveram a oportunidade de acompanhar uma explanação de Gustavo Monteiro, secretário-executivo do Circuito Litoral Norte de São Paulo, sobre o que tem sido realizado desde a sua formação.

O Circuito engloba as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga e visa a divulgação conjunta da região. Participação em Feiras de Turismo como  Braztoa, WTM SP, Aviesp, Travel Matcher, Meeting Brasil, SP Boat Show, FIT Buenos Aires, FITPAR, Festuris, conquista de R$ 300 mil  em recursos do Ministério do Turismo para desenvolvimento do Plano de Marketing Regional, integração de ações no Litoral Norte, entre outros.

#PraCegoVer: Na foto, ao centro, de blusa branca, está Gustavo Monteiro, com vários integrantes do Comtur ao redor (Foto: Divulgação/PMC)

Para este semestre está a aplicação do Observatório do Turismo que, entre outros, visa o levantamento do mapa turístico da região, estimativa da demanda turística, evolução do fluxo de turistas, movimento das rodoviárias, perfil da demanda turística, evolução das taxas de ocupação dos meios de hospedagem, arrecadação de ISS e número de empregos no setor turístico.

Um passo importante será a realização do Encontro do Circuito Litoral Norte, no dia 31 de outubro, em São Sebastião, onde esses dados serão apresentados para o trade turístico da região. Haverá, ainda, rodadas de negócios, formatação de ofertas de produtos para os cinco municípios e discussão sobre marketing do turismo regional.

Nesta data, também está prevista reunião da Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp) que também vai abordar o tema Marketing na Promoção Turística.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua

Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 25/03/2025
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 02/04/2025
Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor

A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal

Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/03/2025
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana

Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025