Pesquisar No Site
Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Vera Mariano/PMC)
A cidade de Caraguatatuba será a primeira “Cidade inteligente” (Smart City) e servirá de exemplo para todo o país. A afirmação foi feita pelos técnicos da Urbeluz, no último sábado (3), durante o 1º Encontro de Cidades Inteligentes, que aconteceu no município.
Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado e segunda do país a firmar uma PPP (Parceria Público Privada), para a iluminação pública. Hoje, a concessionária Caragua Luz, é a empresa responsável pela iluminação pública de todo município.
O projeto, considerado audacioso, que já está sendo colocado em prática, substituiu até o momento cerca de 6 mil lâmpadas na cidade. A previsão é que até o final do ano mais 18 mil sejam trocadas e, em julho de 2018, o município já esteja com 100% da iluminação em Led.
Isso, segundo o sócio fundador da WTS, Wanderley Tavares da Silva, e, Wilson Soares dos Santos, presidente da Urbeluz, empresas de Tecnologia e Desenvolvimento de Projetos, respectivamente, dá a Caraguatatuba o título de primeira “Cidade Inteligente”, do país.

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Luís Gava/PMC)
Para o presidente da Urbeluz, isso representa uma economia drástica em energia e gestão em prol da população. “O objetivo é melhorar a iluminação onde já existe, bem como levá-la para quem não tem”, destacou.
Outra novidade, conforme explicou Bruno Cavalcanti, engenheiro eletricista da Urbeluz, é que todo o sistema pode ser acessado pelo celular. “O prefeito pode controlar e receber informações por um smartphone. Caso haja algum problema com a iluminação da cidade, a concessionária é acionada e o problema detectado. Isso é possível porque o sistema permite que as lâmpadas conversem entre si, ou seja, há comunicação lâmpada a lâmpada”, explicou.
Além disso, ainda de acordo com Cavalcanti, todas as luminárias que estão sendo implantadas em Caraguatatuba, permitem que no futuro sejam instalados microchips capazes de receberem vários tipos de aplicativos. Isso significa que a iluminação pública da cidade, está sendo preparada como plataforma básica para a criação de um Smart Grid (Grade Inteligente).
“Em outras palavras, isso quer dizer que as luminárias funcionam como um computador, capaz de receber vários aplicativos como, por exemplo, câmeras de segurança, wi-fi, detector de sons, entre muitos outros”, esclareceu.

Caraguatatuba será a 1ª cidade inteligente do Brasil com toda iluminação pública em LED até 2018 (Fotos: Luís Gava e Vera Mariano/PMC)
Desta forma, conforme Cavalcanti, não se trata apenas de uma iluminação eficiente. E sim uma tecnologia que permitirá uma cidade integrada com tele-gestão, gerando economia aos cofres públicos, fomento social, além de benefícios diretos ao meio ambiental.
O 1º Encontro de Cidades Inteligentes de Caraguatatuba contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, de Caraguatatuba, Campos Junior, que representou o prefeito Aguilar Junior na ocasião, do prefeito de Mariana (MG), Duarte Júnior, do responsável pela empresa Caragua Luz, Pedro Vicente, além de vereadores e secretários de Caraguatatuba e de outros municípios.
Veja Também Recentes

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor