Pesquisar No Site
Secretaria de Educação estende a programação do setembro azul

Secretaria de Educação estende a programação do setembro azul
O mês de setembro, conhecido como setembro azul, é um mês especial para a comunidade surda, visto que no dia 26 é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Pensando nisso, a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, por meio da Diretoria de Educação Inclusiva, estendeu as atividades relacionadas à temática e está promovendo ações como palestras e capacitações aos educadores e profissionais da área.

#PraCegoVer: Educadora fala ao microfone. À direita é uma interprete em Libras. (Fotos: Cláudio Gomes /PMC)
As atividades iniciaram no dia 26 de setembro, quando a Profª Me. Sandra de Fátima F. dos S. Silva, especialista em Libras, Educação de Surdos e Mestre em Educação, proferiu a palestra “Caminhos Pedagógicos para atuação com alunos surdos”.
Mais de 100 profissionais da área de inclusão lotaram o salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação. Eles puderam refletir sobre as possibilidades de abordagens pedagógicas na alfabetização dos alunos surdos.
A diretora de educação inclusiva, Adriana Coelho, ressalta que Caraguatatuba tem a primeira escola de educação bilíngue para surdos do Litoral Norte. Ela explica que na educação bilíngue para surdos, a escola ensina Libras como língua materna e a modalidade escrita da Língua Portuguesa. Ambas são línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. Ao reconhecer o direito dos surdos ao bilinguismo, o sistema de ensino abre para esse grupo de cidadãos a possibilidade de se reconhecerem e de serem reconhecidos na sua diferença linguística e cultural.
Sobre as atividades preparadas para os profissionais da área, ela disse que “refletir sobre a prática pedagógica no cotidiano escolar, faz com que, cada vez mais, seja ampliada a inclusão dos alunos nas escolas e na sociedade, e esse é nosso principal objetivo. Além dos estudantes surdos, a comunidade escolar também ganha com uma orientação inclusiva e o ensino de Libras”.
Novas atividades voltadas aos profissionais da rede municipal estão programadas para os dias 04 e 07 de outubro.

#PraCegoVer: Programação das capacitações do “Dia Nacional do Surdo”,para os profissionais da rede municipal de ensino. (Foto: Luís Gava/PMC)
Veja Também Recentes

Metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 são tema de audiência pública na Câmara de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba apresentou em audiência pública o Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2024 do Governo Municipal na última sexta-feira (28/2), na sede do Legislativo, no Centro. A secretária da Fazenda, Flávia Oliveira; acompanhada da secretária adjunta, Hermínia Portes; e do

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Mais 72 aprovados do Concurso de 2023 são chamados para trabalhar no serviço público municipal de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 72 aprovados de 16 cargos do Concurso Público de 2023 para entregar a documentação referente à posse até próxima quarta-feira (26/3), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a convocação, entrega

Ocorrência de adulteração de sinais identificadores é registrada pela Guarda Civil
Durante a realização de blitz em uma avenida na região sul da cidade na última sexta-feira (1º/3) a equipe de agentes da Guarda Civil Municipal ordenou a parada de um condutor de motocicleta. O homem não obedeceu às ordens e, ao tentar se evadir, acelerou o veículo, se desequilibrou e

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly