Pesquisar No Site
Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realiza mais de 20 mil atendimentos ao mês
Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realiza mais de 20 mil atendimentos ao mês
Em Caraguatatuba, idosos e pessoas com deficiência possuem um espaço com atividades educacionais, culturais, esportivas, de lazer e saúde.
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) fica localizado no bairro Jardim Jaqueira e realiza mais de 20 mil atendimentos por mês, pelo Centro de Convivência e Centro Dia.
O Centro de Convivência é destinado para idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos, independentes. Em caso de semidependentes, devem obrigatoriamente ter acompanhamento dos responsáveis.
Diariamente, o Centro de Convivência recebe, em média, 780 usuários, que realizam de segunda a sexta-feira, atividades como, oficinas de alfabetização, inglês, libras, informática, modernidade na terceira idade, memória, artesanato, culinária, violão, horta e muito mais.
Também promove aulas de pilates, academia, hidroginástica, ginástica funcional, grupos temáticos (risco de quedas, quadril e coluna, AVC), Tai Chi Chuan, bocha, dança de salão, alongamento, além de palestras, festas temáticas, entre outros.
Para participar do Centro de Convivência, o idoso ou a pessoa com deficiência precisa realizar um cadastro na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), que fica ao lado do Ciapi.
É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço, laudo da deficiência ou doença e atestado de aptidão física. As condições de saúde devem ser satisfatórias, atestada por médico da rede pública de saúde ou por médico que já acompanhe o usuário, devendo ser renovado a cada seis meses.
Após o cadastro na Sepedi, será realizado um encaminhamento para matrícula nas atividades desejadas, conforme avaliação da equipe técnica do Ciapi.
Importante destacar que o Ciapi não tem função de tratamento médico. De acordo com o fisioterapeuta do local, Mario Vitorio, o Ciapi atua nos níveis primário e secundário de saúde, ou seja, é um local para indivíduos saudáveis ou que já foram reabilitados e estão sendo reinseridos para manter os ganhos adquiridos.
“É diferente de um tratamento médico que presta atenção de reabilitação, como por exemplo, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), que oferece tratamento para habilitar as pessoas às suas atividades de vida diárias”, explicou o fisioterapeuta.
Já o Centro Dia é um serviço de medida protetiva para idosos e pessoas com deficiência semidependentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Diariamente, 45 usuários, em período integral estão no Centro Dia. Lá eles participam das atividades, recebem quatro refeições e hora para descanso, além de todo acompanhamento por uma equipe especializada. Por meio deste atendimento, é possível ofertar a melhoria da qualidade de vida, autonomia e inclusão social.
Os usuários do Centro Dia são encaminhados pelas equipes da Sepedi, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Poder Judiciário.
Equipe – O Ciapi conta também com uma equipe multiprofissional de 65 funcionários, que atuam nas áreas de cozinha, serviço social, motorista, vigia, assistente administrativo, monitor social, cuidador de idosos, fisioterapeuta, serviços gerais, educador físico, intérprete de libras, terapeuta ocupacional, diretor, técnico de enfermagem, enfermeiro, manutenção, copeira e psicólogo.
O Ciapi é ligado à Sepedi, sendo administrado pelo Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT). Fica localizado na Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira. A Sepedi fica na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira, telefone (12) 3886-3050.
Veja Também Recentes
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Prefeitura de Caraguatatuba faz a limpeza de valas de drenagem no Travessão
A Prefeitura de Caraguatatuba segue com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro do Travessão, região Sul da cidade. O trecho em andamento esta semana fica nas imediações do campo esportivo do Fortaleza. A ação é realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que trabalha
Atleta de Caraguatatuba é campeão mundial sub-18 de natação paralímpica 2024
No começo da semana, Caraguatatuba vibrou com a conquista histórica de Nicolas Silvestre, atleta da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura, que se sagrou campeão mundial na modalidade de natação paralímpica, em Bahrein, no Oriente Médio. Ele competiu na Gymnasiade, Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, integrando a delegação brasileira
Campeonato Amador da 1ª e 2ª Divisões de Caraguá definem finalistas
Quatro times vão disputar a final do Campeonato de Futebol Amador pela 1ª e 2ª divisão nas próximas semanas, a partir das 11h, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Valendo a taça, os times EC Travessão e AA Corinthians disputarão pela 2º divisão no próximo domingo (24/11).