Pesquisar No Site
Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’

Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’
Conhecer qual o verdadeiro papel dos agentes de fiscalização de trânsito. Este é o tema da aula ministrada por José Eduardo Alves nos Cursos de Formação de Condutores de Caraguatatuba.
A ideia é desmitificar a função do ‘marronzinho’ que muitas vezes é encarada com medo pelos futuros motoristas e até vista com maus olhos pela comunidade que tende a cometer infrações.
“Nossa meta é aproximar os novos condutores à realidade do trânsito diária”, explica Eduardo que apresentou sua proposta junto à Prefeitura de Caraguatatuba e conseguiu autorização para dar andamento.
Seu plano de aula serve de material didático nas aulas teóricas dos CFC’s e ele explica que o agente de fiscalização trânsito não está lá’ só para multar.
“Atuamos juntos com o policiamento Ostensivo, de trânsito, ao transporte público, primeiros socorros, educação no trânsito, Defesa Civil e monitoramento”.
Como parte do trabalho e a má interpretação, ele contou aos alunos que pleiteiam à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) um período onde um agente ficava na Avenida da Praia anotando dados. “Falavam que estávamos multando a população e, na verdade, fiscalizávamos os ônibus da Praiamar para saber se estavam cumprindo o horário estipulado”.
Assim, atrasos, antecipação de viagem, falta de parada no ponto de ônibus foram transformados em multas a ponto de a empresa contratar mais motoristas, diminuindo esses impactos negativos junto aos usuários.
Para o instrutor teórico da Unitrans, Francisco de Paula dos Santos, o Chicão, a iniciativa é válida porque os alunos que estão em busca da primeira habilitação podem tirar as dúvidas saber que só haverá multas em caso de necessidade, de infrações constatadas.
Quem participou da aula gostou. Este é o caso do cozinheiro Alexandre Bezerra da Silva, 40 anos, que destaca o receio que se tem por conta dos boatos. “Mesmo estando certo, a tendência é ficar com medo quando se vê um marronzinho, mas hoje sabemos que não tem motivo”.
Esta também é a opinião do estudante Renan Felipe Guedes, 22 anos, que apontou a iniciativa como excelente para que o aluno já saia informado e instruído para o trânsito.
Veja Também Recentes

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta