Pesquisar No Site
Caraguatatuba debate trabalho escravo e ditadura no Brasil durante 1ª Semana Nacional de Arquivos

Caraguatatuba debate trabalho escravo e ditadura no Brasil durante 1ª Semana Nacional de Arquivos
A Secretaria de Administração, com apoio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), promove uma série de atividades alusivas à 1ª Semana Nacional de Arquivos, entre os dias 5 e 9 de junho, no Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”. O objetivo é incentivar o diálogo sobre o acesso à informação e a pesquisa nos Arquivos “Arino Sant’Ana de Barros” e “José Lúcio de Alcântara”, entre outros, além de discutir temas relacionados ao trabalho infantil, trabalho escravo, eugenia, ditadura e nazismo.
Professores, pesquisadores, estudantes das redes pública e particular de ensino, universitários e interessados podem participar do encontro “Arquivos – árvores que dão frutos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”.
A programação diária começa às 9h, com a exibição do documentário “Menino 23”. Baseado na pesquisa do historiador Sydney Aguilar Filho, o filme mostra que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.
Às 10h20, a historiadora Denise Lemes coordena uma rodada de debate sobre o filme Menino 23. Também haverá uma breve explanação da tese de pós-doutoramento do professor: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”. Em seguida, às 11h, o público visita o setor de guarda permanente de documentos do arquivo.
No período da tarde, as atividades recomeçam às 14h, com a exibição do documentário Menino 23. Às 15h20, a historiadora Denise Lemes debate com os participantes os assuntos abordados no filme e a explanação sobre a tese de pós-doutoramento do professor Sydney Aguilar Filho: “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”. Na sequência, às 16h, os participantes farão uma visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros.
A 1ª Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa do Governo Federal. A iniciativa está prevista no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. O Dia Internacional dos Arquivos é comemorado em 9 de junho.
Mais informações e agendamentos pelo telefone (12) 3897-5662. O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros (ao lado da Fundacc) fica na Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro.
Programação da 1ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba/ “Arquivos – árvores que dão frutos: documentário ‘Menino 23’ & pesquisa”
De 5 a 9 de junho
Manhã
9h – Exibição do Documentário: Menino 23
10h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”
11h – Visita ao setor de guarda permanente de documentos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros
Tarde
14h – Exibição do Documentário: Menino 23
15h20 – Diálogos sobre o documentário “Menino 23”, baseado na tese de doutorado do professor e historiador, Sidney Aguilar Filho/ Breve explanação sobre o novo trabalho pesquisador – “Gestão educacional em ambiente físico e social diverso”, referente às escolas em áreas de risco e catástrofes, com pesquisas executadas no Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e parceria no Projeto “Recontando Caraguá”
16h – Visita ao setor de guarda permanente do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”
Endereço: Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros – Rua Santa Cruz, 396, 1º andar – Centro
Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre