Pesquisar No Site
Atleta por um dia; alunos aprendem lição de superação com paratletas de Caraguatatuba
Atleta por um dia; alunos aprendem lição de superação com paratletas de Caraguatatuba
Os alunos do 5º ano da EMEI/EMEF João Baptista Gardelin, do bairro Poiares, participaram de uma atividade um tanto quanto diferente nesta terça-feira (27/08). Cerca de 80 crianças (com idades entre 10 e 12 anos) partilharam de uma vivência paralímpica do atletismo adaptado da Secretaria de Esportes e Recreação, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).
A ideia da atividade partiu de dentro da sala de aula. A professora Sarah Carvalho participava de uma interação com os alunos e perguntou se existia a possibilidade de alguma pessoa com deficiência ser atleta e disputar campeonatos. Para a surpresa da professora, a maioria disse que “não”.
A partir desta resposta e com a conscientização da Semana de Educação Infantil e Prevenção às Deficiências, promovida entre os dias 19 e 23 de agosto pela Prefeitura de Caraguatatuba, Sarah entrou em contato com o departamento de esportes adaptados, para que as crianças pudessem visitar o local de treinamento dos atletas.
“É muito importante para os alunos que eles vejam que mesmo com alguma limitação, é possível ser um competidor, ser um atleta”, afirmou a professora. Ela ainda acrescentou “É um estímulo a mais para os atletas e uma lição para os alunos”, ressaltou.
Os alunos puderam experimentar os equipamentos de corrida que os atletas usam em competições. O técnico da equipe, Rodrigo Brandt, achou a experiência incrível. “Eles disseram que iam disputar com os meus atletas. A experiência serve como integração, permite que as crianças vejam a superação dos atletas e que é vejam que é possível sim, realizar as atividades do atletismo”, acrescentou.
As crianças puderam experimentar a sensação de lançar um disco, arremessar o peso e jogar dardos, sempre com a fiscalização dos professores e técnicos presentes no local. Elas ainda fizeram pequenas provas de corridas e assistiram uma demonstração da atleta Josiane Nowacki. A atleta possui uma limitação na perna e pratica corrida com cadeiras de rodas adaptada.
Na demonstração, Josiane respondeu vários questionamentos e curiosidades dos alunos. Para a atleta “sempre é muito bacana estar com as crianças. Elas aprendem muito em encontros como esse”, disse Josi.
A atleta contou que o atletismo deu a ela uma nova razão para viver. Há dois anos se dedica ao esporte e garante que sua vida foi transformada pelo atletismo. “Eu tinha depressão, mas vi a minha vida se transformar de uma maneira incrível”, completou.
Se de um lado professores, técnicos e atletas estão felizes com a experiência, com os pequenos também não poderia ser diferente. Mayra Ribeiro Silva, de 10 anos, pode experimentar a sensação de estar sentada em uma cadeira adaptada para corrida.
A aluna contou que a sensação é “da hora!”. “Muito legal, gostei muito; é bom poder estar aqui hoje”, disse Mayra, que também teve que realizar um esforço para conseguir movimentar o equipamento. O exercício exigiu concentração, equilíbrio e um bom posicionamento do corpo. “É muito difícil!”, disse.
A Prefeitura de Caraguatatuba apoia e investe em atletas com deficiência (ACD’s) para que eles sejam reconhecidos e ganhem visibilidade não só na cidade, mas em todo o país.
Veja Também Recentes
Prefeitura entrega nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na manhã de sábado (28), a entrega da nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada no bairro do Tinga, região Centro/Sul da cidade. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, do vice-presidente
Pesquisa prevê que taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba chegue a 89,7% de hoje até o reveillon
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba deverá atingir o índice de 89,7% entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. Em 2023, no mesmo período, a ocupação foi de 88,31%. A pesquisa foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba participou de uma operação de combate ao tráfico de drogas no Residencial Caraguatatuba 2 nesta quarta-feira (15/1). A ação foi iniciada após solicitação da Polícia Militar, que pediu apoio para atender a uma ocorrência envolvendo resistência à prisão. Viaturas e agentes da GCM
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novos horários para coleta do lixo nos bairros
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a empresa FortNort- Desenvolvimento Ambiental e Urbano, preparou um novo cronograma da coleta do lixo nas regiões Central, Oeste, Sul e Norte do município. Os caminhões da FortNorte agora circulam nos seguintes períodos: das 5h às 13h20
Caraguatatuba registra 437 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba está com 437 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Destas, 106 são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. As vagas temporárias são: açougueiro (supermercado); ajudante de açougue; ajudante de cozinha;