Pesquisar No Site
1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte

1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte
Mais de 200 pessoas discutiram na noite da última sexta-feira (23/08), sobre dependência química no Litoral Norte, durante o 1º Evento Regional de Combate às Drogas, promovido no auditório do Centro Universitário Módulo, no Centro, em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: oito pessoas compõem a mesa de autoridades durante abertura do evento; há cinco homens e três mulheres (Fotos: Luis Gava/PMC).
O encontrou reuniu participantes das quatro cidades do Litoral Norte, com representantes dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor Exigente (AE), comunidade Restitui, funcionários públicos e profissionais da área, Poder Legislativo e comunidades em geral.
O evento teve abertura do Coral Água Viva, seguido de palestras sobre diversos assuntos relacionados à dependência química, com objetivo de informar sobre a prevenção das drogas no Litoral Norte e também no país.
O presidente da Comunidade Restitui, Evair Ribeiro falou sobre o trabalho da instituição com acolhimento e tratamento de dependentes químicos. “Há cinco anos temos uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e o Governo Federal e só com a união de esforços podemos combater este problema. Requer muita dedicação e amor, mas com apoio de todos, nosso trabalho tem dado resultado”, destacou.

#PraCegoVer: foto em destaque para o secretário nacional, vestido de terno preto, camisa e gravata azul, cabelo e barba preta (Fotos: Luis Gava/PMC).
O secretário de desenvolvimento social e cidadania, Jonas Fontes, ressaltou a importância do município ser anfitriã de um evento que leva uma importante informação e esclarecimento à população. “Um trabalho honroso, que cada vez tem mais envolvimento e apoio do Poder Público junto às entidades de atuação. Parabéns por se envolverem neste assunto”, disse.
O evento também contou com a palestra do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Drº Quirino Cordeiro, que abordou sobre a Política Nacional de Saúde Mental e sobre Drogas, Lei de Drogas, Novas Estruturas e Ações do Governo Federal na Área de Drogas.
Os trabalhos seguiram com a palestra “A doença na Dependência Química”, da médica psiquiatra, Drª Silvia Regina Scolfaro, pós-graduada em Dependência Química; e com a socióloga Katia Isikawa, coordenadora da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, que abordou o tema “Comunidade Terapêutica e a Nova Política de Drogas”.
O presidente do grupo Amor Exigente, Miguel Torterelli, explicou sobre o trabalho desenvolvido com dependentes químicos. Em Caraguatatuba, o grupo Amor Exigente se reúne toda segunda-feira, às 20h, no Ciapi, no Jardim Jaqueira.
O grupo atua com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!
O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica Restitui, em parceria com o grupo Amor Exigente (AE) e apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.
A Comunidade Restitui foi fundada em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo de promover cuidados para a vida, recuperando pessoas do uso e abuso de álcool e drogas, reintegrando-as na sociedade.
O coordenador da Restitui, Ricardo Moura, explicou que também acolhem as pessoas afetadas pelo uso de substâncias psicoativas voluntariamente, com orientações a cerca do problema acarretado pelo uso de drogas, assim como seu processo de tratamento e prevenção. “Em um diagnóstico de seis meses foram realizados 167 tratamentos”, contou.
A Comunidade fica localizada na Avenida Antonio Francisco Paschoal Peliciari, 955 – antiga Estrada do Canta Galo – Sumaré.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este