Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba alcançam bons resultados no Campeonato Paulista de Bocha Adaptada

Paratletas de Caraguatatuba alcançam bons resultados no Campeonato Paulista de Bocha Adaptada
A etapa do Campeonato Paulista Adaptada, categoria BC4 (disputada por pessoas com enfermidades degenerativas, que causam comprometimento motor ou por lesão medular grave), terminou bem para os irmãos caraguatatubenses, Eliano, Edriano e Elias Lucas da Silva. A competição foi no sábado (27), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.

Paratletas de Caraguatatuba alcançam bons resultados no Campeonato Paulista de Bocha Adaptada (Fotos: Luís Gava/PMC)
Eliano, 36 anos, se manteve na 1ª divisão. O irmão Edriano, 33 anos, ficou em 3º lugar e passou para a 1ª divisão e o mais velho, Elias, 39 anos, ficou em 4º lugar e permanece na 2ª divisão.
“Ano passado, ficamos em 13º e 14º lugares, respectivamente, ou seja, subimos dez posições cada um. Com certeza estamos evoluindo”, declarou Edriano.
Opinião também compartilhada pelo técnico da equipe, Rodrigo Brandt. “Sem dúvida estamos no caminho certo. A evolução dos nossos atletas tem sido muito rápida e a perspectiva é conseguirmos cada vez mais, bons resultados para a cidade”, disse.
A representante feminina do município, Micheli Castilho, não conseguiu fazer um bom jogo e caiu para a 2ª divisão.
O representante da Federação Paulista de Bocha, Ronaldo Oliveira, elogiou a infraestrutura do Ciapi e a organização por parte dos representantes de Caraguatatuba Rodrigo Brandt, Neyllor Rodrigues Martins (árbitro) e dos secretários de Esporte e Recreação, Wenceslau de Souza Neto (Lelau) e da secretária dos direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Giovana Pacelli Capucho.
Foi a primeira vez que o município recebeu a competição. Participaram 39 paratletas inscritos de vários municípios como São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Suzano, São Paulo, entre outros.
A etapa do Campeonato Paulista de Bocha foi uma parceria entre a Federação Paulista de Bocha e a Prefeitura de Caraguatatuba por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e de Esportes e Recreação.
Campeões Olímpicos – Com quatro medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Pequim 2008 e Londres 2012, no simples e nas duplas, além de dois ouros no Mundial de 2010 e a prata no Mundial de 2014, o atleta Dirceu Pinto, 36 anos, marcou presença no campeonato.

Paratletas de Caraguatatuba alcançam bons resultados no Campeonato Paulista de Bocha Adaptada (Fotos: Luís Gava/PMC)
Muito celebrado pelos veteranos e novatos, Dirceu foi precursor desse esporte no Brasil e considera que alcançou seu objetivo.
“Hoje desenvolvo um projeto no Centro de Paradesporto da Prefeitura de Mogi Mirim voltado para a reintegração da pessoa com deficiência por meio do esporte e conseguimos o apoio de empresas importantes. Agora minha meta é espalhar essa ideia para várias prefeituras do país”, afirmou o campeão paralímpico.
Outra atleta olímpica que prestigiou a competição foi Evani Soares da Silva Calado, que conquistou a medalha de ouro nas duplas mistas (BC3) ao lado de Antonio Leme e Evelyn Oliveira, na Olimpíada Rio 2016. Ela não veio disputar, mas torcer.
“Gostei muito da infraestrutura de Caraguatatuba e da acessibilidade proporcionada pelo CIAPI. Também fiquei sabendo que a cidade tem o projeto Praia Acessível e o Espaço Aventura, voltados para o lazer da pessoa com deficiência. Pretendo visitar mais vezes a cidade”, destaca.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação