Pesquisar No Site
Nutrição, geração de renda e preservação ambiental: Caraguatatuba passa a servir açaí juçara na alimentação escolar

Nutrição, geração de renda e preservação ambiental: Caraguatatuba passa a servir açaí juçara na alimentação escolar
Os alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba retornaram às aulas experimentando um suco diferente, servido na hora do lanche: o suco da polpa de açaí juçara. A experiência, que se iniciou com a volta às aulas do segundo semestre/2019, está acontecendo em todas as unidades escolares do município, entre creches e escolas do ensino fundamental.

#PraCegoVer: Cozinheira escolar servindo suco de açaí juçara aos alunos. (Fotos: Luis Gava/PMC)
A inclusão do novo alimento no cardápio foi feita após a realização de testes de aceitabilidade, coordenados pela nutricionista Fernanda Nunes Pereira, diretora do setor de alimentação escolar do município. Segundo ela, o novo suco teve uma ampla aprovação entre os alunos.
“O suco com a polpa do açaí juçara é muito saudável, pois é rico em substâncias antioxidantes (antocianinas) e a gordura é de excelente qualidade nutricional. Além disso, tem a questão da sustentabilidade ambiental, por apoiar os produtores locais e estimular as famílias, a população, a usar o fruto da palmeira juçara”, explicou a nutricionista.
Atualmente o açaí juçara é fornecido por agricultores familiares da região na forma de polpa congelada e pode ser utilizado em diversas combinações, como suco batido com frutas, leite, bolos, etc.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que a escolha do açaí juçara está baseada em três pilares: é um alimento de alta qualidade nutricional, fomenta a agricultura familiar do município, valorizando o produtor local, e ainda faz parte de ações de cuidados com o meio ambiente, pois contribui para a preservação da palmeira juçara.
O juçara é o açaí da Mata Atlântica
Ameaçada de extinção devido a décadas de extração clandestina de seu palmito, a palmeira juçara atualmente é protegida por lei, sendo a extração ilegal considerada crime ambiental. Isso porque ao contrário de outras espécies, sua palmeira não se regenera após ser cortada para extração do palmito.
A polpa do juçara é muito similar ao açaí originário da Amazônia, ambas extraídas a partir dos frutos de suas palmeiras.
A colheita dos frutos é realizada sem causar danos à planta. Após a obtenção da polpa, suas sementes podem ser utilizadas para o replantio, para a produção de artesanato e servem como adubo orgânico, tornando sua utilização um processo sustentável.
Confira abaixo os cliques de nossas crianças com seus “bigodinhos” de açaí juçara!
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram várias atividades de zeladoria durante a semana em diversos bairros de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (17/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de galerias e consertos em ruas, avenidas, praças, prédios públicos e

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Caraguatatuba recebe 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
O município de Caraguatatuba será sede, a partir desta sexta-feira (28), da 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18. O evento é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição