Pesquisar No Site
Caraguá recebe medida para reduzir consumo excessivo de energia elétrica por meio do projeto de Gestão Energética

Caraguá recebe medida para reduzir consumo excessivo de energia elétrica por meio do projeto de Gestão Energética
A Unidade de Gestão Energética Municipal de Caraguatatuba (UGEM) realizou na manhã esta quarta-feira, dia 14/08, uma saída a campo com o intuito de visitar lugares da cidade que consomem grande quantidade de energia elétrica.

#PraCegoVer: Dois dos participantes da equipe estão em um dos ar condicionados da entrada do Cem/Ceo fotografando e analisando a quantidade de energia é gerida nele.
O grupo faz parte do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM) realizado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem apoio financeiro da EDP Bandeirantes. O projeto conta com servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba que são capacitados por meio de curso para elaborar planos de uso racional da energia elétrica, com ênfase na economia.
Hoje a equipe se reuniu para dar inícios às visitas técnicas em prédios públicos como o Centro de Especialidades Médicas de Caraguatatuba (Cem/Ceo), a Secretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e do Idoso (Sepedi), a Secretaria de Esporte e Recreação e o Paço Municipal. O objetivo é conseguir visitar todos os prédios públicos da cidade e calcular os gastos que eles têm com energia elétrica, elaborando assim, um plano de gestão que evite consumo excessivo.
O cálculo é realizado levando em conta as lâmpadas, condicionadores de ar e aquecedores de piscina (caso o lugar tenha). Os computadores e aparelhos médicos não são incluídos na conta.
O coordenador de esportes adaptados da Sepedi, Neyllor Rodrigues, que está envolvido com o projeto de Gestão Energética, afirmou a importância desse grupo para a cidade. “Nós estamos iniciando essa etapa do projeto e esperamos melhorar e reduzir consideravelmente os gastos exagerados. Quando colocarmos nossos planos em ação, teremos resultados muito positivos”, completou.
Esse projeto visa identificar os problemas e realizar uma ação que resolva a questão. Muitos dos prédios públicos que aparentemente “gastam” exageradamente a energia elétrica descobrem mais tarde que esse consumo pode ser melhor gerenciado com instalações feitas corretamente. Portanto, apenas projetos não são suficientes, é necessária a colaboração de todos.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba nesta semana
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue com mutirão de limpeza do mês de março nos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Tinga, Indaiá, Centro, Jaraguazinho, Jardim Jaqueira e Sumaré, em Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (18/3), grupos de funcionários da

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Caraguatatuba abre 200 vagas para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 200 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade, na próxima segunda-feira (17). O atendimento é feito apenas de forma presencial e as senhas começam a ser distribuídas a partir das

Funcionárias da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba celebram Dia Internacional da Mulher com café da manhã
Ao todo 113 funcionárias, entre servidoras e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) das Regionais Sul, Centro e Norte foram recepcionadas com um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (11/3), na Secretaria de Serviços Públicos, no Jardim Aruan, em Caraguatatuba. As homenageadas trabalham na

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades