Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Publicado em: 25/05/2017
05_25 Balanço da Defesa Civil 1
Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Balanço divulgado pela Defesa Civil de Caraguatatuba aponta que de janeiro a maio deste ano foram atendidos mais de 200 casos de emergência.

As ocorrências se referem a escorregamento de terras, queda de árvores, destelhamentos em casas e prédios, inundações e até ataque de enxame de abelhas.

Os dois períodos mais críticos para a Defesa Civil foram em 15 de março, quando chuvas intensas provocaram escorregamentos de terra e inundações em diversas áreas e em 14 de maio, dia em que uma tempestade de vento destelhou inúmeras casas e derrubou dezenas de árvores.

Segundo Fabiane Franciele Maurício, membro da Defesa Civil há quatro anos, os pedidos são encaminhados por ordem de chegada e atendidos pelo critério de urgência.

“São cerca de 100 telefonemas por dia. Por isso, por telefone, procuramos obter informações que nos ajudem a discernir as ocorrências. Tirar as pessoas de situações de risco é sempre o nosso foco prioritário”, explicou.

Fabiana destaca que 90% dessas ligações não são emergenciais ou não estão relacionadas à Defesa Civil.

Ainda de acordo com ela, no caso de poda de árvores dentro de propriedades particulares, que não acarretam – Perigo de Risco Iminente (PQI) –  por exemplo, o munícipe deve abrir um processo na prefeitura, que passará por avaliação da Secretaria do Meio Ambiente. “Mas é o próprio morador quem vai fazer o trabalho caso obtenha a autorização”, ressaltou.

Remoção

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências (Fotos: Luis Gava/PMC)

Para o também membro da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, em momentos críticos, quando o risco de escorregamento sobre casas é iminente, a Defesa Civil retira os moradores e determina a demolição imediata do imóvel. “Nesses casos, trabalhamos em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Serviços Públicos”.

Segundo Medeiros, no cotidiano da Defesa Civil, nem tudo é emergência. “Diariamente chegam entre cinco e seis processos no setor. Os mais comuns dizem respeito a vistorias em árvores para poda, emissão de laudos determinando se uma casa está em área de risco ou não, como também retirada de colméias”, explicou.

Tempo

Outro trabalho diário da equipe é o monitoramento dos boletins meteorológicos para checagem dos índices pluviométricos.

Caraguatatuba possui 16 pluviômetros espalhados em vários pontos da cidade e uma estação hidrológica no Rio Claro, que faz a leitura do nível do rio, que é um afluente do Rio Juqueriquerê, na região Sul. “São importantes instrumentos que nos ajudam muito no nosso trabalho diário”, complementa Medeiros.

Nos casos de desastres naturais, enchentes, alagamentos, escorregamentos de terras, ou qualquer outra situação de risco que exijam a atuação de profissionais, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, que está disponível 24 horas por dia.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza o Leilão Público Eletrônico 01/2024 de 38 terrenos de cinco bairros no dia 12 de junho (quarta-feira), às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/ e com transmissão ao vivo pelo portal. Quem ofertar o maior lance poderá adquirir imóveis que estão agrupados em 36 lotes do certame.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza leilão online de 38 terrenos de cinco bairros nesta quarta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba realiza leilão online de 38 terrenos de cinco bairros nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba leiloa 38 terrenos na próxima quarta-feira (12/6) às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/ e com transmissão ao vivo pelo portal. Quem oferecer o maior lance no Leilão Público Eletrônico 01/2024 poderá adquirir imóveis localizados em cinco bairros do município. Há propriedades com 60m², 190m², 309,37m², 310m², 360m²,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para atuar na limpeza urbana
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para atuar na limpeza urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais dois bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (26, 27 e 28/6), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 25/06/2024
Caraguatatuba está com inscrições abertas para a 1ª Etapa do Grand Prix de Mountain Bike 2024
Caraguatatuba está com inscrições abertas para a 1ª Etapa do Grand Prix de Mountain Bike 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, divulgou nesta sexta-feira (28) o link de inscrição para a 1ª etapa do Grand Prix de Mountain Bike 2024, que promete agitar a cidade e reunir amantes do ciclismo de várias regiões. Os interessados em participar desta etapa

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/06/2024
Caraguatatuba confirma terceira morte por dengue
Caraguatatuba confirma terceira morte por dengue

Caraguatatuba confirmou nesta terça-feira (24), mais uma morte por dengue. O município conta com três óbitos da doença. O paciente, de 94 anos, era morador do bairro Parque Imperial, na região Norte da cidade e possuía comorbidades. Seu falecimento foi no dia 23 de maio na Casa de Saúde Stella

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/06/2024