Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre

Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, encerrou o ciclo de formatura das oficinas oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nessa quarta-feira (10/07).

#PraCegoVer: Banner da Prefeitura de Caraguatatuba do lado esquerdo em um suporte de alumínio. Ao lado direito uma mesa longa, com uma toalha azul onde estão vários trabalhos feitos por alunos em feltro e material reciclável para uso e decoração como garrafas decorativas, bichinhos para enfeitar parede, pesinho de papel, bolsas, etc. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Ao todo, 355 pessoas foram certificadas nas oficinas, nesse primeiro semestre, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Massaguaçu, Norte, Centro e Sul, além dos Centros Comunitários Pedra Grande e Pegorelli, Núcleo Social do Morro do Algodão e CIASC Perequê Mirim.
O SCFV tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na solenidade realizada ontem, no Núcleo de Atendimento Social no bairro Massaguaçu, 52 pessoas receberam o certificado de conclusão em oficinas de Artesanato em Feltro, Artesanato Sustentável, Designer de Sobrancelhas, Maquiagem e Cabeleireiro.
O Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, parabenizou os formandos, facilitadores de oficinas, equipe do CRAS e a Secretaria por mais um ciclo de oficinas concluídas e agradeceu ao prefeito Aguilar Junior pelas reformas do CRAS e do Núcleo de Atendimento Social do Massaguaçu que ganhou novo forro, pintura e ampliou com mais salas para atendimentos.
A dona de casa Fátima Terezinha Alves, 65 anos, participa das oficinas há quatro anos e acabou de concluir a oficina de Artesanato Sustentável. “Ainda não aposentei e as peças que produzo depois que participei das oficinas me ajudam a complementar a renda”, contou.
Pela primeira vez, José Giovani da Silva, 58 anos, participou de duas oficinas: artesanato em feltro e artesanato sustentável. “Aqui, ganhei uma nova família. Criamos um grupo de whatsapp, nos falamos todos os dias e um ajuda o outro. Juntos criamos uma cooperativa que faz artesanato voltado a resgatar a cultura caiçara de Caraguatatuba. Inclusive já estamos expondo em feiras na cidade”, destacou.
Marcya de Souza, 28 anos, concluiu a Oficina de Cabeleireiro. Durante a oficina levou os irmãos e os filhos para colocar em prática o corte de cabelo masculino, além da sua mãe para fazer escova progressiva, sob a supervisão da Facilitadora. “O aprendizado foi muito bom. Estou aguardando os outros módulos para participar também”, disse.
Também prestigiaram o evento, Lourianne Bastos, diretora técnica; Alcione Vitório, coordenadora da Proteção Básica; Tássia Marchiori, coordenadora de Programas de Projetos; Juliana Macedo, coordenadora do CRAS Massaguaçu e as Facilitadoras de Oficinas, Letícia Duarte (Oficina de Maquiagem), Patrícia Monteiro (Oficina de Artesanato em Feltro), Ana Mary Sales (Oficina de Artesanato Sustentável) e Cíntia Fernanda de Mattos (Oficina de Designer de Sobrancelhas).
Várias peças confeccionadas pelos alunos ficaram expostas no local para apresentar um pouco do que puderam aprender durante esse período.
Festa Julina – Após a Certificação, a comunidade também pode aproveitar a Festa Julina oferecida no Núcleo de Atendimento Social do Massaguaçu, com oferta de cachorro quente, algodão doce e refrigerantes, além de brincadeiras nas barracas da pescaria, argola, boca do palhaço entre outras.
Veja Também Recentes

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Confira programação esportiva deste fim de semana em Caraguatatuba
Caraguatatuba respira esporte e neste fim de semana (22 e 23 de março) não será diferente. A cidade será palco de diversas modalidades, como beach soccer, futevôlei, beach tênis, vôlei de praia e futebol. A programação começa nesta sexta-feira (21), com a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (Adulto)

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as