Pesquisar No Site
Famcal promove integração com alunos do Cide Tinga e participa do 4º Concurso de Bandas e Fanfarras em Santos

Famcal promove integração com alunos do Cide Tinga e participa do 4º Concurso de Bandas e Fanfarras em Santos
No último fim de semana (06/07), a Fanfarra Municipal Comunidade Alaor de Caraguatatuba (Famcal) realizou uma integração entre alunos da Fanfarra do Cide do Tinga, Profª Maria Aparecida de Carvalho, na Sede da Famcal no Travessão. E participou no domingo (07/07), do 4° Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras que aconteceu em Santos, no qual o grupo representou a escola Alaor e a cidade de Caraguatatuba levando para casa o 2° lugar.

#PraCegoVer: Várias cadeiras brancas de plásticos estão posicionadas em círculo e vários alunos, tanto da fanfarra do Cide Tinga quanto da Famcal estão sentados na frente de partituras segurando alguns instrumentos. No centro o professor Marcos ministra algumas atividades. (Fotos: Divulgação/PMC)
Segundo o instrutor e coordenador da fanfarra, Marcos Silveira dos Santos, o evento realizado no sábado para os alunos da Fanfarra da escola Emef Profº Alaor Xavier Junqueira e Cide do Tinga que é dirigida pelo professor Eduardo Frois, foi uma grande oportunidade para ambas as escolas trocarem experiências, músicas, partituras e se conhecerem. As atividades aconteceram durante toda a manhã. “Nossa escola já estava querendo realizar essa interação com a Fanfarra do Cide Tinga há bastante tempo e vimos nesse evento à oportunidade de aprendermos com eles e passarmos o que sabemos. Foi muito bom e todos aprenderam muito.”, afirmou Marcos Silveira.
A fanfarra

#PraCegoVer: O grupo está se apresentando e posando para a foto. Na frente de todos, dois alunos seguram o brasão da Famcal. (Fotos: Divulgação/PMC)
No domingo, com muita animação o grupo Famcal acordou cedo para participar do 4° Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras que foi realizado em Santos. A Famcal, grupo com apenas cinco meses na nova categoria de Banda Marcial, teve uma grande experiência no concurso ao competir com diversas equipes de fanfarras diferentes que tinham até mais experiência e tempo de formação. Segundo Marcos, conseguir o 2º lugar fortaleceu ainda mais a grupo que ficou orgulhoso da colocação.
Marcos reforçou ainda: “Com esse evento, eu pude perceber que estamos no caminho certo. Cada integrante da fanfarra está muito empenhado e comprometido com fazer o melhor e foi o nosso melhor que mostramos na competição, mesmo em meio a grandes concorrentes. Temos também uma grande pessoa do nosso lado o maestro da nossa Banda, Jesus Salatiel, que guia toda a equipe.”.
O 4º Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras foi realizado no bairro do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo. Competiram 26 da Baixada Santista, Litoral Norte Paulista e Grande São Paulo.
As disputas ocorreram nas categorias Banda de Percussão Sênior, Banda Marcial Infantojuvenil, Livre Sênior e Banda Marcial Sênior. A categoria Infantojuvenil contempla jovens com até 18 anos completos este ano. Já a Sênior é destinada a pessoas com mais de 18 anos.
Os grupos foram avaliados por júri especializado nos quesitos: Apresentação, Aspecto Musical, Linha de Frente, Baliza e Mor. A premiação ocorreu por volta das 14h30.
A participação da Famcal no Concurso se deu por meio da parceria com a prefeitura de Caraguatatuba e Secretaria de Educação. “Agradecemos o apoio constante do prefeito Aguilar Junior, da secretária de Educação, Márcia Paiva, às equipes gestoras do Ciase Travessão e da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, e especialmente aos alunos e pais”, declarou Marcos.
Para participar da Famcal:
Ainda estão abertas vagas para participar da Fanfarra Famcal, no Ciase Travessão. Não há idade mínima para começar a fazer parte, a única exigência é estudar em escola da rede municipal de ensino e ser alfabetizado. E não é necessário ter experiência com algum instrumento.
As vagas disponíveis são: baliza, corpo musical, corpo coreográfico e guardas de honra.
As inscrições podem ser realizadas as segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h, no Ciase do Travessão; o interessado deve ter em mãos o RG pessoal e dos pais/responsáveis, além do cartão SUS e comprovante de residência.
Veja Também Recentes

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h. As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma