Pesquisar No Site
Comando da PM do Estado conhece projeto de reconhecimento facial inovador em Caraguatatuba

Comando da PM do Estado conhece projeto de reconhecimento facial inovador em Caraguatatuba
O comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo esteve nesta quarta-feira (03/07) em Caraguatatuba para conhecer o projeto de vídeo monitoramento digital para reconhecimento facial através da iluminação pública por LED.
Estiveram presentes o diretor de Tecnologia da PM do Estado de São Paulo, Coronel PM Francisco Alves Cangerana, além do Major Shoichi, Major Paes, Capitão Malheiros, Capitão Ferrari e Cabo Lilian.
A recepção foi feita pelo prefeito Aguilar Junior, pelo vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, e pelo diretor da empresa concessionária de iluminação pública Caraguá Luz, Pedro Iacovino.
O projeto piloto de monitoramento conta com 10 câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação, uma iniciativa Caraguá Luz e sem custo para a Prefeitura de Caraguatatuba.
Uma das ferramentas mais importantes do sistema é o reconhecimento facial de procurados pela Justiça e a divulgação de dados analíticos de veículos roubados, por exemplo. Trata-se do conceito de safe city, ou seja, cidade mais segura.
“Essas câmeras são para identificação de pessoas através de biometria e identificação de veículos atrás da leitura da placa do carro. As câmeras têm zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real. Diferentes dos sistemas mais antigos, em que operadores ficam olhando as imagens na tela para identificar alguma irregularidade, esse tem inteligência artificial acoplada. Queremos estabelecer parcerias com as Polícias Militar e Civil na utilização do sistema”, destaca o prefeito Aguilar Junior.
O próprio sistema lê a placa de um veículo e compara com o banco de dados, gerando um alerta para mapear pelas próprias câmeras o roteiro do carro roubado ou irregular, além de poder localizar procurados da Justiça e pessoas desaparecidas. Com o alerta emitido, as autoridades policiais são acionadas.
Veja Também Recentes

Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 161 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Decisão do municipal de Beach Soccer é nesta sexta-feira
Caraguatatuba encerra Campeonato Municipal de Beach Soccer, categoria adulto masculino, nesta sexta-feira (14), no campo de Beach Soccer ao lado da pista de Bicicross, no Centro. A primeira rodada da noite será às 20h com a competição entre Ipiranga FC e Lion FC em busca do 3º lugar. Às 21h,

Programa Comércio Legal segue com inscrições abertas para profissionais de contabilidade em Caraguatatuba
Técnicos contábeis, contabilistas, profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e interessados na área podem participar do evento de reativação do Programa Comércio Legal no dia 19 de março (quarta-feira), às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser