Pesquisar No Site
Caraguatatuba alerta para banho de mar na terceira idade
Caraguatatuba alerta para banho de mar na terceira idade
Caraguatatuba registrou no último fim de semana o salvamento por afogamento de um idoso de 99 anos de idade na praia Martin de Sá. O caso serve de alerta aos idosos e familiares sobre o risco do banho de mar na terceira idade.
O idoso é morador do município de Pinheiros/SP e segundo o soldado PM Silvestrini, que atendeu a ocorrência, os familiares foram notificados da necessidade de acompanhamento do idoso no mar. “Ao entrar sozinho, veio uma onda e ele se desequilibrou, quando foi iniciado o afogamento, mas rapidamente foi socorrido”, contou Silvestrini.
A comandante do Posto de Bombeiros Marítimo de Caraguatatuba, tenente Erica, reforça a importância do acompanhamento da família na hora do banho de mar. “A maioria dos casos são idosos desassistidos, que muitas vezes passa por um mal súbito durante o banho e acabam se afogando, ou pelo corpo enfraquecido da idade, uma simples onda, ocasiona a queda e logo o afogamento”, explica.
A orientação é que a família ao chegar à praia, procure o posto de guarda-vidas mais próximo e busque informações sobre o mar e a praia. “O banhista deve perguntar qual o ponto mais seguro, se há risco de correnteza e sempre ficar próximo ao profissional. Placas de orientação de perigo também devem ser respeitadas”, acrescentou a comandante.
Dados do Corpo de Bombeiros indicam que de janeiro a março deste ano houve 836 vítimas de afogamento salvas pelo Grupamento Marítimo do Litoral Norte, um aumento de 7% em relação ao ano passado. Já as mortes praticamente dobraram. Em 2019, foram nove mortes e em 2018, cinco.
Segundo a tenente Erica, nesta temporada de verão, os idosos foram os banhistas que mais perderam a vida no Litoral Norte, um total de cinco. “As orientações devem ser seguidas também na época de inverno. Praia mais segura o ano todo!”, destacou.
Em janeiro deste ano, um idoso de 63 anos, morador de Araraquara/SP, morreu afogado na praia Martim de Sá. Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
Para evitar esse tipo de ocorrência, Caraguatatuba possui um espaço destinado ao banho de mar de idosos e pessoas com deficiência, o Programa Praia Acessível, localizado na Praia do Centro.
O local possui um mar raso com ondas mansas e boa balneabilidade, tornando apropriado para atender este público. O Programa Praia Acessível oferece suporte com monitores para o auxílio no mar. “Importante destacar que a presença de familiares acompanhando é fundamental para o bom atendimento ao público”, reforçou o coordenador do espaço, Neyllor Rodrigues.
Todos os monitores do Programa Praia Acessível são professores de Educação Física, com treinamento de natação, primeiros socorros e afogamentos. Caso algum visitante necessite de um atendimento rápido, estão capacitados. Também é fornecido colete salva-vidas para um banho mais seguro.
Veja Também Recentes
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades. A
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro