Pesquisar No Site
Fundo Social de Caraguatatuba inicia turmas de Iniciação à Costura com 120 participantes

Fundo Social de Caraguatatuba inicia turmas de Iniciação à Costura com 120 participantes
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (01/07), a primeira aula do curso de Iniciação à Costura. As inscrições foram realizadas no final do mês de junho e contaram com 120 inscritos.

#PraCegoVer: três pessoas, duas mulheres e um homem sentados de costas manuseando máquina de costura (Foto: Augusto Melo/PMC)
Para não deixar ninguém de fora, desta vez, o Fundo Social dobrou a quantidade de turmas que fecha normalmente para atender todos os candidatos. Serão oito grupos, com aulas de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde. O curso será realizado uma vez por semana, variando de 10 a 18 alunos por turma, totalizando 20 aulas.
“Atender mais de 100 pessoas em um curso foi um desafio para o Fundo Social. Tivemos que remodelar salas e equipamentos. Mas conseguir incluir todos os interessados foi muito gratificante. É uma superprodução”, contou a presidente, Samara Aguilar.

#PraCegoVer: várias mulheres sentadas de frente com avental preto manuseando máquinas de costura; (Foto: Augusto Melo/PMC)
Outra novidade é que é a primeira vez que um curso de costura tem a participação de homens. Ao todo, cinco homens estão matriculados, como é o caso de José Ribamar, de 58 anos de idade. Ele conta que pra ele é normal atuar nesse ramo, pois trabalha com tapeçaria há cinco anos.
“No meu comércio fazemos capas e reformas de bancos automotivos, mas sempre dependi de funcionários, pois não tenho conhecimento em costura. Foi quando surgiu a oportunidade e me inscrevi, assim aprendo as técnicas e agrego à minha empresa”, conta José.
O comerciante ainda acrescentou que após o encerramento das aulas, havendo interesse, pretende levar um colega de turma para trabalhar na sua empresa. “O curso atende as nossas expectativas, então porque não levar pessoas capacitadas”, disse.
O curso de Iniciação à Costura foi desenvolvido para pessoas que nunca tiveram contato na área e abordará: cuidados básicos e preparação das máquinas; primeiros manuseios com tecido e treino de pé de máquina; corte e confecção de lençóis retos, fronhas, lençóis de elástico, cortina; confecção de short e camiseta.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba
Em uma sociedade na qual o cuidado com a infância é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e solidária, toda iniciativa voltada à proteção e ao bem-estar das crianças merece ser destacada. É nesse contexto que ações integradas entre o poder público e instituições da sociedade civil