Pesquisar No Site
Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos

Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos
O setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba está em constante atualização. Pensando nisso, foi realizada ontem (27/ 06), uma palestra, aos professores do setor, com a temática inclusão de surdos e cegos.
O tema foi proposto em atenção ao Dia Internacional do Surdocego comemorado no dia 27 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Helen Keller, a primeira surda e cega a conquistar o título de bacharelado. Ela é uma grande inspiração e exemplo, foi uma escritora, conferencista, ativista social norte-americana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência.

#PraCegoVer: Em pé, coordenadora da Educação Inclusiva fala ao microfone.(Fotos: Divulgação/PMC)
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que há muitos desafios a serem superados na inclusão de surdos e cegos da educação, mas que em nosso município temos em mente que a capacitação dos professores é um dos caminhos para superarmos essas barreiras.
Para a Coordenadora da Educação Inclusiva, Josiane Alcântara Fernandes, a palestra em alusão ao dia Internacional Surdocego, foi de extrema importância para os profissionais, visto que estamos vivendo um momento único na inclusão em nosso país. “A comunicação tem que acontecer e nossas crianças precisam interagir e ter contato com o mundo. Hoje tivemos acesso a diversas formas onde a comunicação acontece. Vale lembrar que Libras é segunda língua oficial no nosso país”, disse ela.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba atende 22 alunos com deficiência auditiva, que variam de parcial a surdez, e 10 alunos com deficiência visual, também com níveis que variam de baixa visão a cegueira.
Legislação e pioneirismo
No Brasil foi instituída a Lei 10.436/02, que trata da Língua de sinais. Nela o conceito de Libras é reconhecido como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, ou seja, em nosso país Libras é o segundo idioma oficial.
A lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Em atenção a essas políticas, a Prefeitura de Caraguatatuba implementou a primeira EMEFEBS – Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos do Litoral Norte.
A unidade escolar Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, ensina a língua aos alunos surdos e ouvintes.

#PraCegoVer: Educadoras da rede municipal de inclusão sorriem em foto estilo selfie. (Fotos: Divulgação/PMC)
Curiosidade
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a história de Helen Keller, há um filme chamado The Miracle Worker, em português “Um trabalho de Milagres” , relatando a história da vida dela e como ela aprendeu a se comunicar. A informação é o primeiro passo para superarmos as barreiras!
Veja Também Recentes

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,