Pesquisar No Site

Semana do Meio Ambiente tem plantios, trilhas, palestras, visitas educativas e diversas ações em Caraguatatuba

Destaques
Semana do Meio Ambiente tem plantios, trilhas, palestras, visitas educativas e diversas ações em Caraguatatuba
Semana do Meio Ambiente tem plantios, trilhas, palestras, visitas educativas e diversas ações em Caraguatatuba

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba promove de 3 a 8 de junho, diversas ações de educação, treinamentos e atividades práticas visando à integração da comunidade na preservação do meio ambiente.

#PraCegoVer: Crianças visitam o Ecoponto da Martim de Sá. Elas estão reunidas, aparecem de costas enquanto o guia de educação ambiental explica sobre o funcionamento do local. Ao lado das crianças é possível ver uma das caçambas com a inscrição “ Ecoponto Caraguatatuba”. (Foto: Luis Gava /PMC)

A programação, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) em parceria com a Educação (SEDUC), conta com plantios, trilhas, palestras, visitas guiadas, debates, entre outras ações.

No dia 03 de junho (segunda-feira), às 9h, será realizada a cerimônia de abertura, com plantio de um pomar, colheita e plantio de horta na Emef Profª Maria Aparecida de Carvalho (CIDE Centro), no bairro do Tinga. No período da tarde, das 13h às 17h, o Auditório Maristela (Fundacc) recebe duas palestras: “Pesca predatória e resíduos no mar”, com Instituto Argonauta, e logo em seguida a palestra de “Manipulação de pescados”, que será ministrada pela equipe do Banco de Alimentos. As inscrições devem ser feitas no (12) 3883-6548. No dia do evento, é necessário levar documento de identificação.

Na terça-feira (04/06), pela manhã, um grupo de idosos e pessoas com deficiência, atendidos pelo CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) e SEPEDI (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso), vai participar de mais um piloto da Trilha das Palmeiras (Acessível), no Parque Estadual da Serra do Mar, com direito a observação de aves e visita ao micro-orquidário.

Na quarta-feira (05/06), que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, estão marcadas duas ações simultâneas no período da manhã. O curso de Reaproveitamento Integral de Alimentos será realizado no Banco de Alimentos, é gratuito e qualquer um pode se inscrever para participar pelo telefone 3883-6548, mas as vagas são limitadas. O intuito do curso é mostrar como é possível evitar o desperdício e reaproveitar diversos tipos de alimentos. Enquanto isso, os alunos da E.E Dr. Eduardo Correia da Costa vão realizar uma Blitz Ecológica no entorno do ecoponto Golfinho. De tarde, será a vez dos alunos da EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz fazerem a blitz no entorno do ecoponto Martin de Sá. O objetivo dessas ações é abordar a população para explicar sobre o funcionamento dos ecopontos e coleta seletiva.

“Neste dia procuramos focar em ações que tratam sobre o desperdício, a produção de resíduos e o descarte correto. Isso está na nossa pauta principal atualmente e precisamos trabalhar juntos para gerar na população uma mudança de hábitos e incentivo de boas práticas”, destacou o secretário da SMAAP, Marcel Giorgeti.

A EMEI EMEF Carlos Ortega, no Morro do Algodão, realiza uma visita monitorada ao Ecoponto do Golfinho na manhã do dia 06/06 (quinta-feira). Enquanto isso, no Banco de Alimentos, acontece o curso gratuito de “Hortas e Temperos”, que será aberto ao público por meio de inscrições no telefone (12) 3883-6548. As vagas são limitadas.

Quem gosta de trilhas, não pode perder a oportunidade de conhecer a Trilha da Esmeralda, no Parque Estadual da Serra do Mar, que acontece na sexta-feira (07), com saída às 9h e retorno por volta das 14h. É uma trilha de nível difícil, indicada para adultos. São cerca de 5km de trajeto (ida/volta) que tem como ponto final uma cachoeira com 3 metros de profundidade. São apenas 20 vagas e é preciso se inscrever pelo e-mail pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3882-5999.

No mesmo dia, ainda no período da manhã, os alunos da EMEF Profª Maria Moraes, do bairro Gaivotas, vão visitar o Viveiro Municipal, onde terão a oportunidade de conhecer espécies de mudas nativas e dicas de cultivo.

#PraCegoVer: Na foto uma produtora rural apresenta seus produtos para o Vereador De Paula, o secretário de meio ambiente, agricultura e pesca, Marcel Giogeti e o prefeito municipal, Aguilar Junior. Na mesa estão alguns itens como banana, maracujá, mandioca e uma balança para pesagem. (Foto: Luis Gava /PMC)

Na parte da tarde, das 15h às 21h, haverá a Feira de Agricultura Familiar, na Praça do Caiçara (Centro), que reúne agricultores locais com exposição e venda de frutas e hortaliças fresquinhas. Durante a feira, será realizada a exposição dos materiais produzidos pelos alunos da oficina “Reciclando com Arte”, da FUNDACC e entre outras atividades, a oficina de paletes, onde os alunos vão aprender a montar uma Horta Vertical. Essa oficina é gratuita e acontece das 16h às 18h. Para participar, basta comparecer ao local.

Para quem gosta de filmes, haverá também um Cinedebate às 18h30, promovido pela ONG SOS Caraguatás Ambiental, com exibição do curta metragem “Praia de Plástico”.

Após o debate, ocorrerá a exibição do filme Wall-e, da Disney Pixar, que aborda a temática dos resíduos no futuro do planeta Terra.

Para encerrar as atividades da Semana do Meio Ambiente, a Guarda Mirim irá realizar um Mutirão de Limpeza no sábado (07/06), às 8h, na praia do Camaroeiro. Para participar como voluntário, basta ir até o local.

Durante toda a semana, o Fundo Social de Solidariedade realiza a troca de três agasalhos em bom estado e/ou dois litros de óleo de cozinha usados (em garrafas PET) por de mudas frutíferas.

De acordo com Marcel Giorgeti, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da semana. “Com nossa programação buscamos contemplar diversos públicos e várias atividades diferentes, proporcionando aprendizagem, experiências e contato com o meio ambiente. A vocação de Caraguatatuba está ligada a sua natureza e precisamos cada vez mais cuidar de nossa cidade”, finalizou o secretário.

A Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída em todo o país, por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho em todo o mundo. A Semana do Meio Ambiente tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

 

 

Cronograma Completo

Segunda-feira (03/06)

  • 9h: Abertura da semana do meio ambiente com Plantio de Pomar, colheita e manutenção de Horta. LOCAL: Emef Profª Maria Aparecida De Carvalho – Cide Centro.
  • 13h: Palestra de “Pesca predatória e resíduos no mar” , oferecido pelo nstituto Argonauta, e em seguida Curso de “Manipulação de Pescados”, oferecido pelo Banco de Alimentos. LOCAL: Auditório Maristela. Inscrições pelo telefone (12) 3883-6548, as vagas são limitadas.

 

Terça-feira (04/06)

  • 10h: Trilha acessível com observação de aves e visita ao micro-orquidário com idosos e PcD (CIAPI + SEPEDI). LOCAL: Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba.

 

Quarta-feira (05/06)

  • 9h: Blitz ecológica no Entorno do Ecoponto Golfinho com a E.E. Dr. Eduardo Correia da Costa
  • 9h: Curso de Reaproveitamento Integral dos Alimentos. LOCAL: Banco de Alimentos. Inscrições pelo telefone (12) 3883-6548, as vagas são limitadas.
  • 14h: Blitz ecológica no Entorno do Ecoponto Martim de Sá com a EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz.

 

Quinta-feira (06/06)

  • 9h: Visita ao Ecoponto Golfinho com a escola EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega.
  • 9h: Curso “Hortas e Temperos”. LOCAL: Banco de Alimentos. Inscrições pelo telefone (12) 3883-6548, as vagas são limitadas.

 

Sexta-feira (07/06)

  • 9h: Visita ao Viveiro Municipal com a Escola EMEF Profª Maria Moraes.
  • 9h às 14h: Trilha da Esmeralda. Inscrições abertas ao público.

LOCAL: Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba. São apenas 20 vagas e é preciso se inscrever pelo e-mail pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3882-5999. Nível: Difícil. Extensão: 5km (ida/volta). Leve água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica. Vista-se adequadamente: tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos, boné, roupas de banho.

  • 16h: Feira da Agricultura Familiar. LOCAL: Praça do Caiçara
  • 18h30: Cinedebate com apresentação do curta metragem Praias de Plástico. Mediação: SOS Caraguatás Ambiental. Em seguida, exibição do filem Wall-e. Evento gratuito. LOCAL: Praça do Caiçara

 

Sábado (08/06)

  • 8h: Mutirão de limpeza de praia com equipe da Guarda Mirim. LOCAL: Camaroeiro. Participação Livre. Não se esqueça de levar protetor solar, boné ou chapéu.

 

Todos os dias: Doação de mudas nativas frutíferas em troca de três agasalhos em bom estado e/ou dois litros de óleo de cozinha usados (em garrafas PET). A troca deve ser feita no Fundo Social de Solidariedade (Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba
Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba

Em uma sociedade na qual o cuidado com a infância é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e solidária, toda iniciativa voltada à proteção e ao bem-estar das crianças merece ser destacada. É nesse contexto que ações integradas entre o poder público e instituições da sociedade civil

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025
Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira

Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2025
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18

A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP

A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025
Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília

Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025