Pesquisar No Site
Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos
Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos
Para encerrar a programação alusiva ao Dia Nacional de Educação para o Surdo, comemorado no dia 23 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu uma roda de conversa na Biblioteca Afonso Schmidt, no Centro, com o tema “O Idioma que se vê”.
O encontro realizado na última sexta-feira (26/04) reuniu paratletas de Caraguatatuba que aprenderam mais sobre a deficiência auditiva e conheceram sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), legalizada como meio de comunicação para esse público.
O intérprete de LIBRAS do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Douglas Vida Leal, abordou os diferentes tipos de surdos (oralizados, perca total, parcial e surdo/cego) e destacou que no Brasil, segundo o IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país.
“Em Caraguatatuba, dados de 2010 apontam mais de 5 mil deficientes auditivos. Nosso objetivo é conscientizar, incluir e informar sobre o surdo na sociedade, principalmente nos quesitos de trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania”, informou Douglas.
Também foi abordada a forma de comunicação correta com os surdos e os recursos de comunicação disponíveis, como aplicativos (Handtalk), curso de LIBRAS, esportes adaptados, intermediação para inclusão em emprego, bíblia em LIBRAS, entre outros.
Com interpretação em LIBRAS, os participantes assistiram a uma contação de historias apresentada por Nhá Rita e Leco Borba, contadores da Fundacc.
A atleta com deficiência de paraciclismo e atletismo, Cristiane de Siqueira, de 49 anos, conta que achou o momento muito diferente e divertido. “De uma forma bem dinâmica, a palestra foi bem produtiva, onde aprendemos mais sobre a LIBRAS”, disse.
Cristiane foi a primeira paratleta de Caraguatatuba e é atuante até hoje, são oito anos vivendo e representando o município. “Amo essa cidade e nós, pessoas com deficiência, temos que aproveitar o que é oferecido para nós. Procurar educação e esportes para melhorar nossa qualidade de vida, destacou”.
Durante a última semana diversas atividades também foram realizadas para lembrar a data. Um destaque foi para a roda de conversa com surdos empregados no mercado de trabalho. Dentre eles, um surdo bilíngue, que tem a capacidade de se expressar em duas línguas: LIBRAS e Língua Portuguesa.
A fonoaudióloga Paula Kavadi da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Paula Almeida, reforçou a importância da roda de conversa em alusão a data de 24 de abril como Dia da LIBRAS. “Incluir o surdo seja no emprego, educação, em qualquer participação social, por meio de LIBRAS ou fala mais articulada ou gestos, o que importa é tentar estabelecer um meio de comunicação e respeitar a cultura surda”, conta.
“Todos deveriam entender esse universo de falar com as mãos, de tentar entender o outro, seja em qualquer tipo de comunicação. Hoje temos surdos empregados no mercado de trabalho e queremos aumentar cada vez mais esse número. Deem oportunidades!”, destacou Paula.
A data alusiva foi criada para reforçar as conquistas sobre a escolarização de estudantes surdos e a inclusão no ensino regular.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza mais uma edição da Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste domingo (10). O evento terá início às 8h30 no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). Serão mais de 60 equipes, incluindo de outras cidades como Rio de Janeiro,
Campanha Outubro Rosa encerra com aproximadamente 4 mil atendimentos e reforça prevenção o ano todo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou com sucesso a Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês de outubro cerca de 4 mil atendimentos foram realizados com exames preventivos, para reforçar a importância
Golfinhos ganha nova creche para 146 crianças
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta semana a entrega oficial de mais uma creche, desta vez no bairro Golfinhos. Trata-se de um convênio com a SOAPROC (Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente) para atender 146 crianças de zero a 3 anos; Essa é a segunda unidade
Obras realizadas em ruas do Jardim Jaqueira melhoram drenagem de águas pluviais
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está realizando obras no bairro Jardim Jaqueira, região central, visando melhorar a drenagem de águas pluviais. Os trabalhos são realizados na rua Guilherme Ribeiro de Faria, esquina com rua Antonio José da Silva, nas proximidades da Secretaria de
Caraguatatuba conclui última Avaliação de Densidade Larvária e reduz índice em comparação ao ano passado
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Foram vistoriados cerca de 3 mil imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 2.9%, considerado situação de alerta para o risco de infestação