Pesquisar No Site
Em Caraguatatuba escola bilíngue comemora Dia Nacional da Educação para Surdos e Dia de Libras
Em Caraguatatuba escola bilíngue comemora Dia Nacional da Educação para Surdos e Dia de Libras
Os dias 23 e 24 de abril são datas importantes para a comunidade surda no Brasil, pois é quando se comemora o Dia Nacional da Educação de Surdos e Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), respectivamente.
O dia 24 de abril foi escolhido porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da Língua de sinais. Na lei, o conceito de Libras é reconhecido como meio legal de comunicação e expressão dessa comunidade. A lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas.
Em atenção a essas políticas, a Prefeitura de Caraguatatuba implementou a primeira EMEFEBS – Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos do Litoral Norte.
A unidade escolar Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra faz parte da Diretoria Municipal de Educação Inclusiva e conta com uma equipe de seis professores intérpretes de Libras que ensinam a língua aos alunos surdos e ouvintes. Além do ensino de Libras o município oferece transporte escolar gratuito aos alunos.
A diretora da unidade escolar, Juliana Neuma, ressalta a importância do aprendizado de Libras no desenvolvimento do aluno surdo. “A Língua tem um papel muito importante no desenvolvimento cognitivo de todo sujeito. Imagine isso trazendo para o processo cognitivo do aluno surdo, em que o som é inexistente e a alfabetização é extremamente visual. Então, quando há a Língua de Sinais como primeira Língua, o processo de aprendizagem acaba sendo normal, fluido. Além do processo de aprendizado e reconhecimento, que leva o aluno surdo a ser protagonista de sua língua, de sua cultura, do seu meio, a escola bilíngue faz também com que o aluno cresça a partir da interação social”, afirma.
Em comemoração às datas, a Diretoria de Educação Inclusiva realizou na terça-feira (23/04), uma solenidade onde alunos dos 6º e 7º anos interpretaram em Libras a canção Águas de março, composta por Tom Jobim.
A Diretora da Educação Inclusiva, Adriana Bueno Coelho, realizou uma experiência com os presentes. Durante sua fala passou apenas a movimentar os lábios, não emitindo sons o que levou todos a refletirem sobre o universo dos surdos. Ela enfatizou a necessidade do respeito às diferenças. “Acredito que o respeito à diversidade humana e ao pluralismo cultural, seja o ponto de partida da nossa caminhada rumo a transformações conceituais e práticas da escola, a fim de garantir educação para todos, por meio de aprendizagens efetivas que garantam a permanência do aluno e, consequentemente, seu sucesso escolar”.
Curta a página e acompanhe as atividades da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra.
Veja Também Recentes
Fim de semana será agitado com competições esportivas em Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba recebe diversos campeonatos esportivos que visam animar o final de semana na cidade. Estão previstos jogos de futsal e futebol amador da 1º e 2º divisões e competições de artes marciais. Hoje (8), o Campeonato de Futsal Série Ouro chega à reta final, às 20h, na
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre
Caraguatatuba recebe Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza mais uma edição da Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste domingo (10). O evento terá início às 8h30 no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). Serão mais de 60 equipes, incluindo de outras cidades como Rio de Janeiro,
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse