Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações alusivas ao Dia Nacional de Educação para o Surdo

Prefeitura de Caraguatatuba promove ações alusivas ao Dia Nacional de Educação para o Surdo

#PraCegoVer: símbolo internacional do surdo: formato de uma orelha com traço que simboliza aparelho auditivo em um fundo azul; (Foto: Arte/PMC)
No dia 23 de abril (terça-feira) é comemorado o Dia Nacional de Educação para o Surdo. A data foi criada para reforçar as conquistas sobre a escolarização de estudantes surdos e a inclusão no ensino regular. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – Libras é legalizada como meio de comunicação para esse público.
Para lembrar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba promoverá atividades a fim de informar e sensibilizar as pessoas para as questões da comunidade surda, sua língua e cultura, bem como o fomento para melhora das condições de participação social: trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
Na terça-feira, às 14h, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi) promoverá uma palestra com o tema “Um idioma que se vê”, voltada às pessoas surdas, familiares e interessados no tema. No mesmo dia, às 10h e 11h, o Cras Sul, também promoverá palestra com o mesmo tema.
Ainda no dia 24, às 18h, haverá uma roda de conversa com surdos sobre “Surdo e deficientes auditivos no mercado de trabalho”. O encontro é aberto ao público e será na sala de capacitação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira.
Na sexta-feira (26), às 9h, o Cras Massaguaçu também promoverá a palestra “O idioma que se vê”, e às 15h, na Biblioteca Afonso Schmidt, roda de conversa sobre “Como a comunidade surda interage com a cidade: barreiras e facilitadores”.
Escola Bilíngue – Caraguatatuba já deu um passo importante na inclusão de pessoas surdas no ensino regular. A EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras promove desde 2018, o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos estudantes com surdez severa, que não têm oralidade, e aos seus pais ou responsáveis. Como também aos colegas de sala, professores e funcionários.
O objetivo é proporcionar a inclusão desses alunos, tanto na escola quanto no ambiente familiar e comunidade escolar. Cada sala tem um professor de LIBRAS e Atendimento Educacional Especializado em Surdez no contraturno. A escola da Praia das Palmeiras foi escolhida por atender o Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos e ser equidistante de onde moram os alunos facilitando, assim, o acesso de todos.
Todas as ações são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa:
Programação:
23/04 – 14h – Palestra “O idioma que se vê”
Local: Sala de Cinema do CIAPI: Avenida Jorge Burihan, 30 – Jd. Jaqueira
24/04 – 10h e 11h – Palestra “O idioma que se vê”
Local: Cras Sul (Av. José Herculano, 6900 – Porto Novo)
18h – Roda de conversa com surdos: “Surdo e deficientes auditivos no mercado do trabalho” – Local: Sala de Capacitação: Sepedi – Avenida Jorge Burihan, 10 – Jd. Jaqueira.
26/04 – 9h – Palestra “O idioma que se vê”
Local: Cras Massaguaçu (R. José Gerônimo Soares, 400)
26/04 – 15h – Roda de conversa “Como a comunidade surda interage com a cidade: barreiras e facilitadores” – Parceria com a Biblioteca Afonso Schmidt – FUNDACC
Local: Biblioteca Afonso Schmidt (Rua Santa Cruz, 496 – Centro).
Veja Também Recentes

Programa Comércio Legal será reativado nesta quarta-feira em Caraguatatuba
O prazo para técnicos contábeis, contabilistas, profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e interessados na área se inscreverem gratuitamente no programa Comércio Legal do governo municipal de Caraguatatuba termina nesta terça-feira (18). Os interessados podem se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/evento/programa-comercio-legal/2841942. A reativação oficial do programa está marcada para a

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Caraguatatuba é sede do 1º Fórum da Educação Étnico-Racial e Quilombola
Caraguatatuba recebeu professores, educadores e profissionais da cultura locais e dos municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, para o “1º Fórum Étnico-Racial e Quilombola – Um olhar para a equidade racial nas Escolas Públicas do Litoral Norte de São Paulo”, realizado pela Diretoria Regional de Ensino, na sexta-feira (14),