Pesquisar No Site
Sábado é dia de Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Caraguatatuba

Sábado é dia de Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Caraguatatuba
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promove a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal neste sábado (13/5), das 8h às 17h, em nove UBS’s (exceto a da Tabatinga) e no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO).

Sábado é dia de Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Caraguatatuba (Fotos: Luis Gava/PMC)
A campanha é direcionada aos idosos, mas pessoas de outras faixas etárias podem fazer a avaliação. A ação ocorre em conjunto com o “Dia D” da Mobilização Nacional para a vacinação contra a gripe.
A população deve ficar atenta aos seguintes sinais: feridas indolores na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas; e sangramentos sem causa conhecida. Ao identificar um ou mais desses sinais, é necessário buscar ajuda de dentistas ou médicos. Quando o câncer da cavidade oral é diagnosticado cedo, maiores são as chances de cura.
No sábado (13), dentistas da equipe de Saúde Bucal examinarão as pessoas a procura desses sintomas. Caso alguns desses indícios sejam identificados, o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO), no Jardim Primavera, para realizar um exame mais detalhado e se necessário, uma biópsia será feita.
O diretor de Saúde Bucal, Olegário Alves dos Santos, disse que 19 pacientes estão em tratamento no município. “O câncer de boca acarreta complicações graves, como a perda da condição de se alimentar em função da dor”, alerta.
A avaliação também é realizada durante o ano nas UBS’s e no CEM-CEO. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Dados
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, José Alencar Gomes da Silva (Inca), sem considerar o câncer de pele não melanoma, o câncer da cavidade oral está entre os cinco mais incidentes estimados para o biênio 2016/2017.
Entre os homens são 11.140 casos, para 4.350 acometimentos em mulheres. O Estado de São Paulo estima 3.190 casos da doença em homens no período, e 1.170 nas mulheres. A mortalidade também foi maior entre os homens: 4.223 homens e 1.178 mulheres em 2013.
Câncer da cavidade oral
O câncer de boca é o que tem início na cavidade oral o que inclui: lábios, revestimento interno da boca (mucosa jugal), dentes, gengivas, os primeiros 2/3 da língua, assoalho de boca (parte da boca que fica embaixo da língua), palato duro (céu da boca), região do trígono retromolar (área atrás dos dentes do siso).
Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são tabaco, consumo regular de bebidas alcoólicas e o vírus HPV (papilomavirus humano). Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais, e rica em gorduras.
Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Caraguatatuba
UBS Centro
Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera – 1º andar
“Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata” – Tel: (12) 3897-2102
UBS Perequê Mirim
Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 295 – Tel (12) 3885-1800
UBS Porto Novo
Avenida José Herculano, 6.560 – Tel (12) 3887-6131
UBS Morro do Algodão
Avenida Geraldo Lopes, 27 – Tel (12) 3887-9100
UBS Jaraguazinho
Rua Benedito Silvério Santana, 57 – Tel (12) 3883-3500
UBS Casa Branca/Olaria
Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 799 – Tel (12) 3883-9077/7007
UBS Jetuba
Rua Geraldo Cordeiro de Souza, 270 – Tel (12) 3884-4090
UBS Massaguaçu
Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Tel (12) 3884-1999
UBS Tinga
Rua Antonio dos Santos, 20 – Tinga – Tel (12) 3883-3277 / 3882-6446
Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas – CEM/CEO
Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
“Edifício Madre Tereza de Calcutá” – Tel: (12) 3886-1200
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre