Pesquisar No Site
Jovens nascidos em 1999 devem se apresentar a Junta Militar

Jovens nascidos em 1999 devem se apresentar a Junta Militar
O alistamento militar em Caraguatatuba teve início dia 05 de janeiro e continua até dia 30 de junho. Até a data, todo jovem nascido no ano de 1999 deve se apresentar à Junta Militar de seu município, independente de estar com 18 anos completos ou não.

Jovens nascidos em 1999 devem se apresentar a Junta Militar (Fotos: Luís Gava/PMC)
De acordo com Osman de Souza Leite Neto, auxiliar do secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, o alistamento deste ano está bem fraco em relação ao ano passado.
“Em 2016, mais de 800 jovens se alistaram e até o presente momento, faltando pouco mais de um mês para encerrarmos as inscrições, apenas 469 se alistaram, praticamente 50% a menos”.
Osman ainda frisou que muitos jovens pensam que devem se apresentar ao serviço militar apenas com 18 anos completos.
“O alistamento é por ano de nascimento e não por idade e neste ano estamos alistando os nascidos em 1999. Óbvio que os nascidos no 1º semestre de 1999 já estão com 18 anos e os nascidos no segundo semestre de 1999 estão por completar, porém devem se alistar com 17 anos mesmo”, explica.
Documentos necessários:
Os documentos necessários para os nascidos em 1999 se alistarem perante a Junta Militar de seus respectivos municípios são: uma foto 3×4 recente, Certidão de Nascimento Original ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), CPF e comprovante de residência.
Após o alistamento, será anotado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM), a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.
Forças Armadas do Brasil informa:
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.
Serviço: A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, nº 520, no Sumaré. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006.
Veja Também Recentes

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a