Pesquisar No Site
Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado
Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado
O II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech 2019 teve início nessa quinta-feira (28), às 19h, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.
O encontro deste ano teve como objetivo demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.
Na abertura, o vice-prefeito, Campos Júnior, ressaltou que os educadores são a mola propulsora de transformação na sociedade e que esse evento trará mais conhecimento e troca de experiências aos professores e alunos.
A secretária de Educação Márcia Paiva ressaltou a importância do Educatech enquanto espaço de aprendizado e aperfeiçoamento profissional e agradeceu especialmente à equipe do setor de Informática Educativa pela organização – professores Rúbia Costa, Bruno Nacano e Leandro de Souza.
Em seguida, o professor de Matemática. Fernando Mello Trevisani abordou o tema “Metodologias Ativas: Relatos de Experiência”. Trevisani que é mestre Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP) e pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades) começou explicando os conceitos da Educação 1.0 (aquela que o aluno aprende com o professor em sala de aula com recursos de livros, apostilas, quadro e giz); 2.0 (aquele onde há alguma troca entre alunos, utilizando hardware, software e materiais didáticos, porém ainda em sala de aula ou laboratórios); 3.0 (onde o aluno aprende com o professor e com os colegas com múltiplos recursos, podendo ser presencial ou à distância).
“Atualmente estamos no estágio 4.0, ou seja, o aprendizado ocorre por meio de problemas e situações reais, combinando equilibradamente atividades, desafios e informações contextualizadas”, disse Fernando.
O professor sugeriu que dentro do Ensino Híbrido (abordagem que combina espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de cada aluno), os educadores podem utilizar a Rotação por Estações. Esse método consiste em criar uma espécie de circuito dentro da sala de aula, que propõe atividades diversas em cada estação baseada num tema central. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um rodízio pelos diversos pontos.
“Dessa maneira é possível trabalhar o objetivo de sua aula de várias formas diferentes; possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado; intensifica a interação aluno/professor e aluno/aluno; permite a personalização; e muda o gerenciamento da sala de aula”, apontou Trevisani.
Também apontou razões para usar o modelo Laboratório Rotacional. Assim como na Rotação por Estações, este ocorre em um laboratório de informática e possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado, entre outras vantagens.
Outro ponto abordado pelo matemático foi a importância da organização do espaço escolar e das salas de aula de acordo com a realidade de cada comunidade de forma a contribuir para alcançar os elementos planejados e do tipo de aula que se quer desenvolver.
Destacou ainda a importância do trabalho em equipe. “Quando aplica-se o trabalho em grupo, espera-se que os alunos dependam uns dos outros, sendo responsáveis pelo seu aprendizado e do próximo. Para isso o professor deve decidir sobre quais normas e habilidades serão necessárias para que a tarefa seja executada e fazer a divisão adequada entre os participantes”, disse.
Veja Também Recentes
CaraguaPrev promove recadastramento de vida anual obrigatório dos inativos aniversariantes de novembro até dia 30
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de novembro presencialmente até dia 29 de novembro (sexta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou online até dia 30 de novembro (sábado ),
Parque Juqueriquerê leva projetos ambientais para a maior feira de empreendedorismo do litoral Norte
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê participa pela primeira vez do Empreenda Caraguatatuba, oferecendo uma plataforma para que moradores e turistas conheçam alguns dos projetos ambientais da Prefeitura. A iniciativa foca nas ações da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e aposta no empreendedorismo local para propagar as ações e
Secretaria de Educação abre inscrição para processo seletivo para o cargo de diretor das Unidades Escolares Municipais
A Secretaria de Educação recebe, a partir desta segunda-feira (4), documentação dos candidatos interessados em assumir o cargo de diretor em uma das 60 escolas municipais. A Lei Municipal nº. 2.065, de 18 de janeiro de 2013, com redação dada pela Lei Complementar Municipal nº. 131, de 28 de agosto
Equipe de Caraguatatuba é campeã da Copa Caiçara de Jiu-Jitsu
Caraguatatuba foi destaque na Copa Caiçara de Jiu-Jitsu, realizada no último final de semana, e garantiu o primeiro lugar na classificação geral. O evento contou com mais de 500 atletas inscritos e um público estimado de 2.500 pessoas. A equipe do professor Ulrico Junior foi a campeã, conquistando 32 medalhas
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a