Pesquisar No Site
Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) apresenta palestra sobre “Namoro seguro na Melhor Idade”
Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) apresenta palestra sobre “Namoro seguro na Melhor Idade”
Na manhã de quinta-feira (28/03), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), foi realizada a palestra “Namoro seguro na melhor idade”, ministrada pela enfermeira Jozeli Nunes Severino, com o intuito de apresentar os cuidados que os idosos devem ter na vida amorosa.
A palestrante iniciou o evento explicando que muitas pessoas pensam que ao chegar aos 60 anos ela não irá mais encontrar alguém especial para compartilhar a vida. “Felizmente a vida não é assim! É possível que um idoso, ou uma idosa se apaixonem novamente.Mas é importante tomar os devidos cuidados”.
A enfermeira citou que, segundo a Organização das Nações Unidas, um país é considerado “idoso” quando mais de 14% de sua população está acima dos 60 anos, e que o Brasil, desde o ano 2000, possue mais de 14 milhões de pessoas que já estão na 3ª idade,ou seja, o Brasil é considerado um “país idoso”.
Na palestra, a enfermeira destacou que os idosos, hoje em dia, estão cada vez mais saudáveis e que estão dando continuidade à vida, praticando esportes, dança, viajando, conhecendo assuntos novos. Em seguida, Jozeli Nunes informou que quando uma pessoa chega na 3ª idade, ela procura um apoio, uma companhia, e não somente relações sexuais.
Em seguida, foi apresentado um vídeo com o intuito de explicar para o público presente na palestra que mesmo na melhor idade é possível encontra uma pessoa com sentimentos verdadeiros. Nesse vídeo foi relatada a história de um casal de idosos, em que eles contam sobre seu relacionamento. Ao final, o companheiro pede a mão de sua companheira em namoro.
Mas como nem tudo são flores, a enfermeira apresentou outro vídeo sobre relacionamentos na internet, em que muitas pessoas sofrem golpes financeiros por simplesmente acreditarem que, no outro lado da tela do celular ou do computador existem outras pessoas com boas intensões.
A enfermeira também fez outro alerta quando tratou da importância de se preocupar com as doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS. De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2018, do Ministério da Saúde, o número de casos de HIV entre pessoas acima dos 60 anos aumentou 81% entre 2006 e 2007, sendo que as taxas cresceram tanto para homens quanto para mulheres.
Márcia Marcelino Justo, de 63 anos, foi prestigiar a palestra e disse que acredita que assuntos como esses são de extrema importância para todos. “As pessoas precisam ficar cientes sobre as doenças sexuais, e também com os golpes finaceiros que ocorrem na internet, pois são assuntos muito sérios e que acontecem com frequência, infelizmente”, destacou.
Veja Também Recentes
Projeto Cineclube Ponto MIS muda horário de exibição de filmes
A partir da próxima terça-feira (5/11), a programação do Cineclube Pontos Mis passa a funcionar em novo horário: 18 horas. A ação promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Pratos finalistas do concurso “Chef Caraguá” serão degustados por alunos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues
A comissão julgadora dos pratos concorrentes na disputa do “Chef Caraguá 2024” já escolheu as três receitas finalistas da 4ª edição do concurso. São eles: “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos