Pesquisar No Site
Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) apresenta palestra sobre “Namoro seguro na Melhor Idade”

Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) apresenta palestra sobre “Namoro seguro na Melhor Idade”
Na manhã de quinta-feira (28/03), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), foi realizada a palestra “Namoro seguro na melhor idade”, ministrada pela enfermeira Jozeli Nunes Severino, com o intuito de apresentar os cuidados que os idosos devem ter na vida amorosa.

#PraCegoVer: Idosos do CIAPI, estão sentados dentro da sala onde ocorre a palestra. Todos atentos a explicação da palestrante. (Foto: Luis Gava/PMC)
A palestrante iniciou o evento explicando que muitas pessoas pensam que ao chegar aos 60 anos ela não irá mais encontrar alguém especial para compartilhar a vida. “Felizmente a vida não é assim! É possível que um idoso, ou uma idosa se apaixonem novamente.Mas é importante tomar os devidos cuidados”.
A enfermeira citou que, segundo a Organização das Nações Unidas, um país é considerado “idoso” quando mais de 14% de sua população está acima dos 60 anos, e que o Brasil, desde o ano 2000, possue mais de 14 milhões de pessoas que já estão na 3ª idade,ou seja, o Brasil é considerado um “país idoso”.
Na palestra, a enfermeira destacou que os idosos, hoje em dia, estão cada vez mais saudáveis e que estão dando continuidade à vida, praticando esportes, dança, viajando, conhecendo assuntos novos. Em seguida, Jozeli Nunes informou que quando uma pessoa chega na 3ª idade, ela procura um apoio, uma companhia, e não somente relações sexuais.
Em seguida, foi apresentado um vídeo com o intuito de explicar para o público presente na palestra que mesmo na melhor idade é possível encontra uma pessoa com sentimentos verdadeiros. Nesse vídeo foi relatada a história de um casal de idosos, em que eles contam sobre seu relacionamento. Ao final, o companheiro pede a mão de sua companheira em namoro.
Mas como nem tudo são flores, a enfermeira apresentou outro vídeo sobre relacionamentos na internet, em que muitas pessoas sofrem golpes financeiros por simplesmente acreditarem que, no outro lado da tela do celular ou do computador existem outras pessoas com boas intensões.
A enfermeira também fez outro alerta quando tratou da importância de se preocupar com as doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS. De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2018, do Ministério da Saúde, o número de casos de HIV entre pessoas acima dos 60 anos aumentou 81% entre 2006 e 2007, sendo que as taxas cresceram tanto para homens quanto para mulheres.
Márcia Marcelino Justo, de 63 anos, foi prestigiar a palestra e disse que acredita que assuntos como esses são de extrema importância para todos. “As pessoas precisam ficar cientes sobre as doenças sexuais, e também com os golpes finaceiros que ocorrem na internet, pois são assuntos muito sérios e que acontecem com frequência, infelizmente”, destacou.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma