Pesquisar No Site

Arquivo Público recebe doação de documentos históricos da escritora Priscila Siqueira

Publicado em: 22/03/2019
Aniversário Arquivo
Arquivo Público recebe doação de documentos históricos da escritora Priscila Siqueira

Quase 20 anos de história do Litoral Norte guardado dentro de caixas foram doados pela escritora e jornalista Priscila Siqueira para o Arquivo Público Histórico e Permanente de Caraguatatuba Arino Sant’Ana de Barros. A entrega foi oficializada nesta quarta-feira (20/03) durante a realização do V Ciclo de Palestras e Seminários “A Imprensa no Litoral Norte – Sua História e Contribuição para a Cultura Caiçara” em comemoração ao 21º aniversário do órgão.

#PraCegoVer: Em pé, a presidente da Fundacc Silmara Mattiazzo, a escritora Priscila Siqueira e a historiadora do Arquivo Público Denise Lemes (Foto: JC Curtis/Fundacc)

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo e a historiadora do Arquivo, Denise Lemes, aproveitaram a ocasião para entregar à Priscila um pen drive com toda a documentação digitalizada.

“Agradecemos em nome da Fundacc, do prefeito Aguilar Junior e de toda a população de Caraguatatuba por essa nobreza de doar todo esse material. Com certeza, seremos guardiões e propagaremos todo esse material para quem precisar”, disse a presidente Silmara.

Priscila Siqueira foi jornalista da Folha de São Paulo e da Agência Estado, trabalhando a maior parte da sua vida no Litoral Norte. Entre o material doado estão jornais, documentos de pesquisa, livros, notas fiscais, gravações guardadas no período de 1976 a 1993.

Ela também é autora do livro Genocídio dos Caiçaras, que retrata a expulsão dessa comunidade de suas terras à beira-mar a partir da valorização da região: um registro agonizante da cultura caiçara massacrada pelas grandes empresas que tiraram do povoado seu bem mais precioso, a terra.

Seu livro denuncia os maus tratos e as agressões à humanidade, vítimas do progresso econômico e da política brasileira, ações que resultaram na morte e na expulsão dos caiçaras que, desprovidos de conhecimento como a escrita, foram engolidos por outros que ali chegaram, com parâmetros mais avançados.

Palestra

O V Ciclo de Palestras e Seminários “A Imprensa no Litoral Norte – Sua História e Contribuição para a Cultura Caiçara” contou, ainda, com a participação de jornalistas, radialistas e escritores como Bruna Vieira, Selma Almeida, Fernando Antônio Braga Siqueira, Ednelson Prado, Salim Burihan, Pitágoras Bom Pastor Medeiros, Roberto Espíndola, Fábio Ferreira, Caçula e Jota Parreira (ISTV).

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Módulo também tiveram a oportunidade de debater com os presentes sobre o papel da imprensa no Litoral Norte desde o seu início até os dias atuais.

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor  Euclydes Ferreira, de Caraguatatuba e representantes da cultura de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba também marcaram presença no seminário.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo

Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025
Caraguatatuba: Neste sábado tem exibição do filme
Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt

Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo

Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Copa Nova Liga (2)
Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba

Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025
Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba

As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 15/04/2025