Pesquisar No Site
Escolas municipais participam de palestra para otimizar rede de atendimento à criança e ao adolescente

Escolas municipais participam de palestra para otimizar rede de atendimento à criança e ao adolescente
Sempre com o objetivo de priorizar a garantia de direitos das crianças e adolescentes de Caraguatatuba, o Conselho Tutelar da região Sul e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram na segunda-feira (25/02), palestra na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê Mirim.

#PraCegoVer: os três palestrantes em pé, enquanto a presidente fala com auxílio de um microfone. Atrás há um telão para projetar o material da palestra, notebook em cima da mesa e caixa de som no chão.
O encontro foi norteado pelos conselheiros tutelares Ednea Dutra e Adonis Pereira e pela presidente do CMDCA, Cintia Alves para 20 escolas municipais da região Sul. Participaram diretores, supervisores e técnicos do setor de inclusão da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo Cintia, o encontro serviu para ajustar e reforçar o atendimento das crianças e adolescentes, firmando uma parceria de sucesso. “Queremos estar mais próximos das escolas e de quem lida diariamente com esses jovens. A rede de atendimento junto com a comunidade pode mudar a história”, destacou a presidente.
Durante a palestra foi abordado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com destaque no artigo 4º: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Também foram esclarecidas as dúvidas sobre o ECA e estabelecido um protocolo para os encaminhamentos das escolas ao Conselho Tutelar, além das atribuições dos conselhos e o papel importante do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA)
Está previsto ainda neste semestre, um novo encontro com as escolas da região Central.
O Conselho Tutelar da região Sul atende nos telefones: (12) 3887-1520, (12) 3887-1569 e (12) 3887-1602. A Unidade está instalada na Rua Caraguatatuba, 293 – Travessão. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Informe da Secretaria de Habitação
A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.