Pesquisar No Site
Monitores do Programa Praia Acessível passam por treinamento de Primeiros Socorros
Monitores do Programa Praia Acessível passam por treinamento de Primeiros Socorros
Novos monitores contratados para atuar no Programa Praia Acessível participaram na quarta-feira (20/02) de uma capacitação sobre Primeiros Socorros, ministrada pelo sargento Sidomar do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba.
O treinamento ocorreu na sala de capacitação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e abordou assuntos como: parada cardiorrespiratória por afogamento, engasgo, desmaio e convulsão.
O sargento ensinou técnicas de massagem cardiopulmonar em caso de afogamento; procedimentos para vítimas de engasgo, cuja ação deve ser rápida e exige rapidez no socorro e em casos de convulsão, que deve-se evitar colocar objetos na boca da pessoa em crise.
“Enquanto aguarda o socorro, segure a cabeça da pessoa para evitar que ela tenha um trauma ao bater no chão e vire-a de lado, para evitar sufocamento, desta forma, a saliva sairá normalmente, sendo dispensável segurar a boca ou língua, como muitos têm costume de fazer”, alertou.
Segundo Sidomar em qualquer situação deve-se acionar a Polícia Militar pelo número 190, SAMU pelo 192 ou Corpo de Bombeiros pelo 193. “Antes de qualquer ação, ligue para os números de emergência, eles são peça principal no socorro das vítimas”, destacou.
Os novos professores são formados em Educação Física e tiveram os projetos selecionados pelo Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (Fida), contratados no início do mês de fevereiro.
Programa Praia Acessível – É comandado pela Sepedi em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação. O serviço é realizado de quinta a domingo, na Praia do Centro, ponto fixo de atendimento. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. A visita é gratuita!
Além do banho de mar com cadeiras anfíbias, voltado às pessoas com deficiência e idosos, os visitantes podem usufruir de stand up e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado e passeio de handbike (bicicleta adaptada para PcD).
No período de Carnaval, o atendimento começa no dia 02/03 (sábado) e segue até o dia 05/03 – terça-feira.
Veja Também Recentes
Cia. de Dança Cisne Negro apresenta-se nesta sexta no Teatro Mario Covas
A companhia paulista Cisne Negro Cia. de Dança, chega à Caraguatatuba no dia 15 de novembro, com uma programação especial, com o espetáculo “Obras Internacionais”, que como sugerido pelo título, reúne em uma linda apresentação a junção de duas coreografias de conceituados coreógrafos internacionais criadas exclusivamente para o repertório da
Núcleo Artístico Atlântica apresenta espetáculo “Somos Todos Alvo” com entrada gratuita
Neste domingo, 27 de outubro, às 17 horas, acontece no Auditório do Polo Cultural do Centro, o espetáculo, “Somos Todos Alvo”, com direção de Minerva Almeida. A entrada é gratuita. A peça apresenta temáticas sensíveis como vício em aposta online e relações abusivas, convidando o público a interferir diretamente no destino
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de