Pesquisar No Site
Rede Municipal de Ensino comemora Dia da Amizade e inicia Programa Antibullying

Rede Municipal de Ensino comemora Dia da Amizade e inicia Programa Antibullying

#PraCegoVer: Vários meninos e meninas, uns com uniforme da rede municipal de Caraguatatuba outros não, estão de pé, no corredor da escola acompanhados de três professoras, em frente a árvore de papel cartolina acenam para o fotógrafo. (Foto: Lucas Camargo/PMC)
O Dia Nacional da Amizade, 14 de fevereiro, foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que ressaltaram a importância dessa relação afetiva entre as pessoas, como também marcou o início das ações antibulluying, durante o ano letivo, previstas pela Lei Federal 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo país.
Bullying é um termo da língua inglesa que quer dizer “valentão” e traduz todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, exercidas por um ou mais indivíduos, dentro de uma relação desigual de forças ou poder e que causa dor e angústia ou sofrimento à vítima.

#PraCegoVer: Árvore feita de papel e cartolina, com tronco marrom e folhas verde claro e verde médio colada na parede de entrada da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga) Dois professores e alunos colam na árvore, mensagens escritas em papéis brancos, recortados em forma de mão. (Foto: Lucas Camargo/PMC)
A coordenadora pedagógica da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, Pricila Perossi Magalhães, contou que na escola foram feitas cinco atividades. Na entrada foi colocada uma “árvore da amizade”, onde alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis podiam deixar escrita uma mensagem sobre este sentimento.
Da 1ª Fase ao 5º ano, as crianças fizeram a “dinâmica do coração”, em que cada grupo passava uma bexiga em forma de coração para o colega expressando uma palavra de afeto (amor, alegria, respeito, etc.).
Também foram espalhados pela escola painéis onde cada alunos pode expressar um pouco da sua personalidade para conhecimento de outros colegas, professores e servidores, inclusive de outro turno (manhã e tarde).

#PraCegoVer: Vários meninos e meninas, uns com uniforme da rede municipal de Caraguatatuba outros não, estão de pé, no corredor da escola. Eles seguram bambolês com os dedos. Duas professoras orientam a atividade. (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Já na dinâmica “Quanto mais, melhor”, grupos de cinco alunos tinham que equilibrar um bambolê com um dedo esticado. “Para levantar e abaixar o brinquedo, eles tinham que prestar atenção no que o colega estava fazendo, ou seja, ritmo, equilíbrio, concentração, enfim, se não fosse um trabalho sincronizado, a brincadeira não funcionava”, explicou Pricila.
Para encerrar, houve um piquenique com alimentos trazidos de casa por cada um. “Os maiores tiveram a incumbência de cuidar dos menores, durante o lanche. Assim, trabalhamos o cuidado, respeito e amizade”, disse Pricila.
Mãe do Enzo, 5 anos, Cláudia Murakami, 43 anos, participou das atividades. Ela acompanhou a “dinâmica do bambolê” e também deixou mensagem na árvore da amizade. “Fiquei muito feliz com o trabalho da escola. Acredito que para formarmos adultos bem sucedidos, temos que investir na promoção da inteligência emocional das crianças. Essa atividade mostrou aos participantes o quanto é importante o trabalho interpessoal, em grupo, ser proativo e cooperativo”, avaliou.
Veja Também Recentes

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Caraguatatuba recebe mil mudas de plantas nativas como parte de compensação ambiental
Caraguatatuba recebeu a doação de mil mudas de plantas nativas na última sexta-feira (14), como parte de uma compensação ambiental da empresa Pedreira Massaguaçu S.A . As mudas foram disponibilizadas para a população na Praça Cândido Mota, no Centro. Essa doação faz parte de um processo regular de compensação ambiental