Pesquisar No Site
Professores da Rede Municipal de Caraguatatuba iniciam o ano letivo com palestra sobre desafios e oportunidades na Educação

Professores da Rede Municipal de Caraguatatuba iniciam o ano letivo com palestra sobre desafios e oportunidades na Educação

#PraCegoVer: O prefeito Aguilar Junior está no palco junto com a secretária de Educação, Márcia Paiva. Ele veste terno cinza escuro e camisa social azul clara. Ela está de vestido em tons de branco e bege. O prefeito segura o microfone com a mão direita e fala para uma plateia de professores entre homens e mulheres de diversas idades, que lota o Teatro Mario Covas. Fotos: Luís Gava/PMC)
A palestra “Os desafios e oportunidades para a transformação da Educação no século XXI”, com o consultor educacional Ton Ferreira, abriu o ano letivo para os professores da rede municipal de ensino, nessa sexta-feira (1º), no Teatro Mário Covas. Na parte da manhã, o encontro foi com os profissionais da Educação Infantil, Fundamental I (1.º ao 3.º anos) e Adjuntos. Na parte da tarde, com os do Fundamental I (4.º e 5.º anos), Fundamental II, da EJA e Adjuntos.
Ferreira é licenciado em Matemática pela Unesp, mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP e MBA Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Iniciou as palestras interagindo com a plateia por meio do jogo das assinaturas e do jogo das afirmações, dinâmicas que, segundo ele, são eficientes para trabalhar com os alunos conteúdos acadêmicos, socioeconômicos e cognitivos em sala de aula.
O consultor elogiou o desempenho de Caraguatatuba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desde que foi criado em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. “Parabenizo a todos os professores do município pelos índices alcançados no IDEB. Caraguá sempre esteve acima da meta projetada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura)”, ressaltou.
O palestrante destacou ainda que, este ano, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e Prova Brasil serão substituídos pela prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que além de aferir os conhecimentos em Matemática e Português, também medirá o aprendizado em Ciências Naturais e Humanas.
Afirmou ainda que o ideal para a rede de ensino não é “correr atrás para alcançar determinada nota”, pois “focar em números é frustrante. A proficiência (capacidade, competência, habilidade) dos alunos é o mais importante”, disse.
Lembrou também que em 2019 começa a avaliação na Educação Infantil, onde serão aplicados questionários a Dirigentes, Diretores e Professores, com objetivo de aferir a qualidade da oferta das creches e pré-escolas brasileiras no que diz respeito à infraestrutura, gestão e pessoal. Os questionários serão aplicados por meio de dispositivo eletrônico com funcionamento on-line e off-line.
Durante a explanação, Ton Ferrreira trouxe dados internacionais na Educação. “Singapura, atualmente, é o país com o mais alto rendimento no aprendizado e índice de felicidade dos alunos; em contraponto com a Coreia do Sul, onde o nível de aprendizado é alto, mas o número de suicídios entre alunos é também altíssimo. A diferença é que o primeiro, foca na cooperação e o segundo na competição. É possível que no Brasil tenhamos um desempenho como Singapura? Sim, o exemplo disso é o município de Sobral (CE), cidade que possui o melhor índice do IDEB. “Com todos os problemas pertinentes a qualquer município brasileiro, a rede de Sobral conseguiu se sobressair adotando várias condutas de valorização do professor e do aluno”, contou o professor que foi lá conferir o trabalho, in loco.
Uma das sugestões propostas pelo consultor foi a de que os professores em Caraguatatuba adotem trabalhos em grupos sempre mesclando alunos com alto, médico e baixo rendimento. Dessa forma eles se complementam entre si.
Reforçou, igualmente, a conclusão da pirâmide de aprendizagem do psiquiatra de William Glasser (1925-2013), onde o aprendizado se dá de forma mais plena quando ensinamos ao outro. “A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes”, disse William Glasser.
Para Ferreira o caminho para alcançar melhores resultados na Educação passa por Metodologias Ativas como processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema, em que o aluno é protagonista do seu aprendizado e o professor é mediador do processo.
A professora do 2º ano, na EMEF Profª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim), Fabiana Demétrio de Carvalho, disse que se sentiu apoiada e empoderada com a palestra para começar o ano letivo.
“A palestra não só foi motivadora como também trouxe dados importantes sobre o município e sobre aprendizagem. Normalmente já promovo trabalhos em grupo em sala de aula e gostei muito da sugestão de formar grupos incluindo alunos de alto, médio e baixo desempenho para que o resultado seja mais produtivo”, disse.
Novidades
O prefeito Aguilar Junior esteve na abertura da palestra para dar boas vindas aos professores e anunciou que o pagamento da progressão da categoria será efetuado ainda este ano.
“Esse é um assunto que não é enfrentado desde 2013 e nossa administração decidiu encará-lo com transparência. Há uma comissão formada por representantes da Prefeitura que está organizando a documentação. Até abril teremos uma definição para efetuarmos o pagamento este ano. Além disso, no próximo mês, o vale-refeição que passa a ser incluído no salário dos servidores públicos.”, declarou Aguilar Junior.
Outra questão abordada pelo prefeito foi em relação às reformas nas escolas. “É um desafio ter obras junto com as aulas. Mas é para o bem estar de todos: alunos, professores, funcionários, pais ou responsáveis”, disse.
Destacou ainda a entrega das camisetas na próxima semana, no início das aulas e que será feita licitação para compra de agasalhos para o período do inverno.
Prestes a completar 19 anos de rede municipal, a Secretária de Educação, professora Márcia Paiva, agradeceu ao prefeito pela confiança e reafirmou seu compromisso com a qualidade do ensino oferecido aos alunos, como também na qualificação e atendimento aos professores e funcionários. Anunciou a implantação do diário on-line para todas as escolas que tiverem interesse, a fim de facilitar o trabalho dos professores e eliminar o uso desnecessário de papel. “Estou muito feliz de estar à frente da secretaria de Educação. Que seja um ano abençoado e muito produtivo para todos”, afirmou.
Veja Também Recentes

Fiscalização no bairro Massaguaçu segue na investigação de imóveis sem ligação à rede de esgoto
As investigações sobre o despejo de esgoto no bairro Massaguaçu continuam com a identificação de imóveis com fossas sépticas para conferir se estão devidamente regularizadas. Na segunda-feira (17), técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Urbanismo percorreram ruas que não têm conexão com a rede da Sabesp

Caraguatatuba oferece 185 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 185 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (12/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Caraguatatuba negocia a construção de unidades habitacionais com Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Uma das políticas públicas prioritárias a ser empreendida na atual gestão municipal é a de reduzir o déficit de moradias para a população de baixa renda. Durante reunião entre a secretária municipal de Habitação, Fátima Rangel, e a secretária adjunta, Sophia Esteves, com o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento