Pesquisar No Site
UBSs de Caraguatatuba ganham novo modelo de gestão nesta sexta-feira (01/02)

UBSs de Caraguatatuba ganham novo modelo de gestão nesta sexta-feira (01/02)

#PraCegoVer: Enfermeira manuseia braço de paciente. (foto: Arquivo/PMC)
A partir desta sexta-feira (01/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia um novo formato de gestão das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para melhor atender à população. A partir de agora, as UBSs do município serão divididas em polos e, cada polo será supervisionado por uma profissional de enfermagem, servidora de carreira da pasta.
O objetivo principal deste novo método de supervisão é dar suporte técnico às equipes das Unidades de Saúde; com a finalidade de implantar e implementar a Política Nacional de atenção básica.
Nesta nova divisão, as UBSs serão estabelecidas da seguinte forma: UBS Perequê-Mirim e UBS Ademir Reis formarão o Polo Sul 1; UBS Porto Novo e UBS Morro do Algodão formam o Pólo Sul 2; UBS Tinga e UBS Gaivotas constituem o Polo Centro 1; UBS Jaraguazinho e UBS Centro/Sumaré são parte do Pólo Centro 2 e UBS Casa Branca; UBS Jetuba e UBS Massaguaçu/Tabatinga formam juntas o Polo Norte.
Cada polo estará sob responsabilidade de uma supervisora, com conhecimento técnico para elaboração do roteiro de supervisão junto à Secretaria de Saúde. A capacitação e encontro destes profissionais para a realização de cada roteiro será feita na quarta-feira (06/01) no prédio da pasta.
A Secretaria de Saúde informa que, com 119 mil habitantes segundo dados do IBGE, a cidade de Caraguatatuba conta com modelo de atenção em saúde com porta de entrada exclusivamente à Saúde da Família, garantindo acesso a toda a rede mediante referência.
Caraguatatuba tem, assim, 29 equipes dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF), atingindo 85% da população. A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a previsão para o ano de 2019/2020 é de ampliar este número para 34 equipes de ESF, contabilizando 100% de cobertura populacional.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela