Pesquisar No Site
Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participam de confraternização na Ilha Morena

Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participam de confraternização na Ilha Morena

#PraCegoVer: Integrantes da Guarda Mirim correm atrás de bola em campo de futebol. (Foto: Luís Gava/PMC)
Mais de 50 integrantes do projeto Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram, nesta sexta-feira (21/12), de uma confraternização na Ilha Morena Praia e Pesca, no Morro do Algodão.
Acompanhados do responsável pelo projeto da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, os adolescentes puderam usufruir de piscina, áreas de lazer e esporte, além de contar com alimentação durante o dia.
Também esteve presente no evento o vice-prefeito e secretário da pasta de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior, que destacou a importância do momento como a finalização de um ciclo.
“Muitas das nossas políticas são inovadoras, diferenciadas, e isso é a concretização de algumas das políticas públicas voltadas à humanização do governo, nesse caso, especialmente aos adolescentes”, explica.
Programa
A Prefeitura de Caraguatatuba abrirá, no dia 2 de janeiro, inscrições para um novo processo seletivo da Guarda Mirim, com 30 vagas. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br), até o dia 11 de janeiro, às 23h30.
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim teve início em agosto deste ano e tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes.
Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e recebe uma bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais, dividida em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim passa por formação que inclui disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Na segunda fase do projeto, os alunos passarão por curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora