Pesquisar No Site
Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba
Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem investido no fomento ao turismo, pois entende que a área é a maior fonte geradora de empregos na cidade.
Para se ter uma ideia, segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), que é ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, Caraguatatuba contratou somente este ano de 2017 (janeiro a março de 2017) 662 pessoas nos setores de comércios e serviços.
Em parceria com Conselho de Turismo e Associações, a Prefeitura de Caraguatatuba está discutindo o Plano Diretor de Turismo para definir ações e estratégias para a área e uma das vertentes é justamente o fomento aos comércios e serviços que lidam diretamente com o turista/veranista.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rodrigo Tavano, a estimativa é que hoje o turismo seja responsável por 70% da geração de emprego na cidade.
“É até difícil mensurar a cadeia de empregos diretos e indiretos. Um hotel emprega funcionários para seu funcionamento e precisa colocar serviços para atender seus clientes. Quando o movimento no hotel é grande, isso vai gerar mais compra em mercados e padarias. E se há maior movimento nestes comércios, naturalmente o empresário tem que contratar mais gente”, explica.
O prefeito Aguilar Junior, explica que o fomento nas áreas do turismo náutico e ecoturismo é uma das prioridades de sua gestão. Para isso, projetos já estão sendo elaborados, como por exemplo, a exploração náutica no Rio Juqueriquerê e o ecoturismo nas inúmeras trilhas.
Ainda segundo o prefeito, a ideia também é a construção de píer na cidade para atrair receptivos de navios transatlânticos, um nicho que hoje é explorado apenas pelas cidades de Ilhabela e Ubatuba.
Cursos
A geração de empregos está intimamente ligada a qualidade de prestação de serviços no comércio local e a atual administração tem feito tratativas também com o Sebrae e Senai para aumentar o número de cursos oferecidos aos trabalhadores, principalmente em relação ao atendimento e línguas (inglês e espanhol).
Foto Home: Gianni D’Angelo
Veja Também Recentes
Fiscalização da Prefeitura e Polícia Ambiental resulta em multa por desmatamento irregular
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Polícia Militar Ambiental desencadearam nesta terça-feira (12) uma ação que resultou em dano ao patrimônio público no bairro Porto Novo. O caso foi descoberto após um monitoramento feito pela Secretaria de Urbanismo, ao notarem que o desmatamento ultrapassou áreas licenciadas, causando danos em uma
Caraguatatuba integra novo roteiro turístico lançado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste
Caraguatatuba, a capital do litoral Norte de São Paulo, passou a figurar entre os destinos turísticos promovidos pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) nos novos roteiros turísticos, lançados oficialmente durante a Festuris, em Gramado (RS), no último final de semana. O COSUD, criado em 2019, reúne sete estados
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais estagiários aprovados no Processo Seletivo de 01/2024
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais duas aprovadas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 para comparecer até a próxima quarta-feira (6/11), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
Pré-temporada de verão: Prefeitura aumenta fiscalização nas praias, comércios e em vans de turismo de um dia
No último final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, deu continuidade à fiscalização de atividades turísticas e comerciais nesta pré-temporada de verão. Além da orientação aos ambulantes, foi realizada outra frente de fiscalização, onde montaram uma barreira para vistoriar ônibus e vans de turismo