Pesquisar No Site
Praia acessível recebe pacientes do projeto Acreditando (SP)

Praia acessível recebe pacientes do projeto Acreditando (SP)
O Programa Praia Acessível, de Caraguatatuba, recebeu no sábado (15/12) 80 pacientes do projeto Acreditando – Recuperação Neuromotora, Saúde e Bem Estar, com sede no bairro Saúde, em São Paulo.
O Acreditando é um Centro de Recuperação Neuromotora que oferece um tratamento intensivo a todos que tiveram uma lesão medular e outras lesões neurológicas e estão em busca de uma terapia diferenciada e específica, no intuito de recuperar o déficit motor.
A visita ao município foi intermediada pelos fundadores do espaço, Fernanda Fontenele, 31 anos, e Felipe Costa, 30 anos, que são cadeirantes, com o coordenador do Praia Acessível, Neyllor Rodrigues Martins.

#PraCegoVer: Monitora do Programa Praia Acessível conversa com os fundadores do projeto Acreditando, Fernanda Fontenele e Felipe Costa, ambos são cadeirantes. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
“Sempre fazemos vivências com nossos clientes. Viajamos bastante. Soubemos sobre o programa em Caraguatatuba e viemos conhecer. Gostei da infraestrutura e do acolhimento”, disse

#PraCegoVer: Dois pacientes do projeto Acreditando chegam à praia acessível. Um homem com a perna direita mecânica e uma mulher empurrando a cadeira de rodas. Ambos caminham por esteira de rolamento emborrachada. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Fernanda.
A paciente, Fernanda Tahagui, 40 anos, há 20 anos não ia à praia. “Muito boa essa sensação de estar na praia novamente. Achei a estrutura para nos receber muito boa”, afirmou.
Outra que também não ia à praia há um ano após o acidente de moto que a deixou sem os movimentos da perna, foi a professora aposentada, Ana Paula Duarte Soares, 53 anos, que veio acompanhada do marido, Robson.
“Fico feliz em saber que a cidade promove a conscientização de tornar a praia acessível para as pessoas com deficiência. Muito agradável estar aqui”, declarou.
Além do banho assistido por monitores com formação em Educação Física, que auxiliam as pessoas com deficiência ou limitações e idosos a entrarem no mar com as cadeiras anfíbias, coletes salva-vidas e boias em cadeiras anfíbias, o projeto também oferece: vôlei sentado/adaptado; surf adaptado; handbikes; bicicleta dupla, frescobol adaptado, dominó, peteca e xadrez, damas, aula de alongamento e dança.
Os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar o Kit Livre, um equipamento motorizado que possui a função de transformar a cadeira de rodas em um triciclo motorizado elétrico, com o auxílio de representantes da empresa Livre.
Serviço – Praia Acessível, Avenida da Praia, entre a pista de skate e o Espaço Aventura. Funcionamento de sexta sábado, das 8h30 às 16h30.
Veja Também Recentes

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas