Pesquisar No Site
Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba recebe prêmio “Boas Práticas” em SP

Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba recebe prêmio “Boas Práticas” em SP
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu o prêmio “Boas Práticas” do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, pelo projeto Bebê-a-Bá, concedido pelo Governo de São Paulo e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada no Hotel Jaraguá, no Centro de São Paulo, nessa quinta-feira (13).
Representaram o município no evento, o secretário de Saúde Amauri Toledo, a articuladora do Programa Primeiríssima Infância no município, Sílvia Helena Fernandes da Silva; a secretária de Educação, Márcia Paiva; a diretora do setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Adriana Coelho; a professora da equipe do Apoio Pedagógico e do Primeiríssima Infância, Janaina Santos; e a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina.
O projeto Bebê-a-Bá foi idealizado pela psicóloga Sílvia Helena Fernandes da Silva em parceria com a equipe de Educação Inclusiva e visa o olhar cuidadoso sobre as fases do desenvolvimento do bebê, além de orientar os pais, responsáveis, cuidadores e professores de como estimular a criança adequadamente em diversos ambientes. Desta forma, acompanhar possíveis atrasos no desenvolvimento ou comportamentos atípicos, como por exemplo: rejeição ao peito ou mamadeira, apatia, dificuldade em manter atenção compartilhada com o adulto, não reagir à estímulos sonoros, manter controle e coordenação motora, entre outros.

#PraCegoVer: A psicóloga Sílvia Fernandes, articuladora do Programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba está sentada no palco junto com outros representantes municipais. Ela está fala ao microfone. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
A partir daí surgiu a Cartilha do Desenvolvimento Infantil e o curso de capacitação aos agentes de apoio escolar (AAEs) e agentes de desenvolvimento infantil (ADIs) da rede municipal de ensino para orientar a melhor rotina para as crianças.
“Foi uma surpresa maravilhosa esse prêmio, não esperava. Foi a coroação de um trabalho em equipe feito com muito empenho e carinho”, declarou Sílvia.
Concorreram ao prêmio 132 projetos de 41 municípios paulistas. Ao todo, foram 10 cidades premiadas: Descalvado (SP) – Implantação de Espaços Lúdicos; Ribeira (SP) – Papai Presente; Ilhabela (SP) – Minha Mãe e Eu; Cardoso – Visita Domiciliária; Cabreúva (SP) – A Revolução do Nascimento; Caraguatatuba (SP) – Projeto Bebê-a-Bá; Jundiaí (SP) SPPI ganhando vida própria; e Apiaí (SP) – Visita à maternidade antes do parto.

#PraCegoVer: Sentados em uma mesa, da esquerda para a direita, os secretários de Saúde e Educação, Amauri Toledo e Márcia Paiva, a articuladora do Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba, Sílvia Helena Fernandes da Silva, a a diretora do setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Adriana Coelho; a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina; e a professora da equipe do Apoio Pedagógico e do Primeiríssima Infância, Janaina Santos. Eles exibem o troféu “Boas Práticas” recebido pelo projeto Bebê-a-Bá. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Primeiríssima Infância
O programa é desenvolvido em 41 municípios paulistas e é voltado para crianças de 0 a 3 anos.
Tem o objetivo de estruturar um modelo de políticas públicas, que envolve desde o gestor municipal e profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social até a família e sociedade, visando a promoção da saúde integral da criança, qualidade de vida, nesses primeiros anos fundamentais, para que no futuro sejam adultos mais felizes e realizados.
O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é articulado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (Fmcsv), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Prefeituras Municipais.
Veja Também Recentes

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Caraguatatuba recebe palestra sobre saneamento em celebração ao Dia Mundial da água
Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, Caraguatatuba recebe uma palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, sobre a importância de preservar os recursos hídricos. O evento será no dia 27 de março. A palestra é aberta ao público, gratuita, e ministrada pelo professor