Pesquisar No Site
EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos promove exposição de trabalhos sobre cultura indígena

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos promove exposição de trabalhos sobre cultura indígena

#PraCegoVer Mesa onde há uma panela com pirão, cachos de banana verde num cesto, cocos em um cesto, batata doce um uma tigela e copos descartáveis. Professora de pé serve um punhado de amendoim torrado a um aluno. Ao fundo vários alunos (meninos e meninas) conversam. Outra professora observa. (Foto: Luís Gava/PMC)
O público que compareceu à EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na sexta-feira (07/12), pode conferir a exposição “Índios do Brasil”, dos alunos do 1º ano.
O evento fez parte do encerramento das atividades desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras Maria Mazarelo (1ºA), Arlinda Martins (1ºB) e Célia Maia (1ºC), dentro do Programa Ler e Escrever, desenvolvido entre agosto e novembro.
Uma das salas da escola foi decorada como se fosse uma oca (típica habitação indígena). Ali, os pais puderam conferir desenhos, petecas, cocares, colares, chocalhos, feitos pelos filhos com materiais recicláveis e ainda degustar pratos típicos como farofa, pirão, cuzcuz, banana com melaço (virado de banana), dentre outros, feitos especialmente pelas professoras.
Nesse programa, as crianças estudaram aspectos da história do Brasil e das tribos indígenas. Também a biografia de Waldermar de Andrade e Silva, artista plástico, escritor e pesquisador brasileiro, cuja principal temática de sua obra foi a cultura indígena. Bem como a do artista Carlo Cury, que vive em Caraguatatuba e faz um trabalho em cerâmica baseado nas pinturas, rituais, tinturas e cores, técnicas, crenças espirituais, entre outros aspectos, das tribos Krahô, que vivem nos municípios de Goiatins e Itacajá no estado do Tocantins, Terena, em Miranda, no Mato Grosso do Sul, Kadiwéu, em Bodoquena, também no Mato Grosso do Sul, as quais visitou.
“Um fato importante foi mostrar que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois várias tribos indígenas já viviam aqui. É nossa obrigação enquanto educadores desmistificar a ideia errônea do descobrimento do nosso país”, afirmou Maria Mazarelo.
A dona de casa Miriam Marins, 39 anos, foi conferir o resultado dos trabalhos em que a filha Maria Laura, 6 anos participou. “Minha filha chegava em casa contando sobre o que aprendia

#PraCegoVer Painel com cena em uma aldeia indígena. Embaixo há uma mesa com cocares, colares, petecas, feitos com material reciclável. (Foto: Luís Gava/PMC)
na escola sobre os índios, as reservas, vestimentas, costumes que a alimentação deles é mais saudável que a nossa. Essa ação foi muito importante para resgatar a cultura indígena e levar ao conhecimento das crianças”, afirmou.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com