Pesquisar No Site
Fórum aborda as diferentes formas de comunicação das Pessoas com Deficiência

Fórum aborda as diferentes formas de comunicação das Pessoas com Deficiência

#PraCegoVer: oito pessoas posando para foto, sendo duas em cadeira de rodas, para premiação do logo do concurso; aluna vencedora tem uma bicicleta como premiação. (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)
A leitura de um texto interpretado por uma aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE) deu inicio ao 8º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, realizado na noite desta segunda-feira (03/12), no Teatro Mario Covas.
“…Saber que as pessoas vão nos entender e vão nos ajudar a entender é muito importante, a gente se sente participativo, visto e ouvido. Estamos mostrando para a sociedade que independente de como nos comunicamos, temos desejos, vontades, opiniões e sonhos.”, assim dizia um trecho do texto lido pela aluna, Vânia Fernandes Pinto.

#PraCegoVer: mulher em cima do palco em pé, apresentando palestra com auxílio de um telão. (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)
Com o tema “Acessibilidade Comunicativa – Mude o seu falar, que eu mudo meu ouvir”, o Fórum seguiu com a premiação do Selo Empresa Inclusiva, concedido às empresas do município que se destacaram em ações de acessibilidade e de empregabilidade de pessoas com deficiência e idosos.
Em primeiro lugar, na categoria Grande Porte, ficou o Centro Universitário Módulo; na categoria Pequeno Porte, o Restaurante Fornalha Grill; e na categoria microempresa, o Restaurante Kiskonofre.
Outro destaque foi a premiação do concurso do logo produzido por alunos das escolas municipais para representar o Fórum. Foram 31 desenhos, encaminhados por 11 escolas que trabalharam o tema do evento. A aluna vencedora estuda na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, Ana Karolline Santana Coppi, do 7º ano.
Sempre com o objetivo de demonstrar superação e força de vontade, os alunos da Apae realizaram uma apresentação de dança, com a música Nascidos para Vencer – Edi Rock. O grupo é composto por alunos com deficiências intelectual, auditiva e Síndrome de Down.
Os alunos da Escola Bilíngue e os formandos do curso básico em Libras oferecido aos professores, servidores públicos e comunidade realizaram uma apresentação de coral em Libras, composto por pessoas com surdez e ouvintes.
O evento encerrou com a palestra sobre Tecnologia Assistida com ênfase na Comunicação Alternativa e aplicada ao Contexto Educacional Inclusivo, ministrada pela Mestre e Terapeuta Ocupacional, Daianne Serafim Martins.
A capacitação teve como principal objetivo informar às pessoas que existem várias possibilidades de oportunizar a comunicação independente de sua condição, já que, é vista como um direito e muito importante para a inclusão.
Presente no evento, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, parabenizou o trabalho do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi), pela grande representação aos interesses das pessoas com deficiência.

#PraCegoVer: Sete pessoas posando para foto, sendo duas em cadeira de rodas, com cheque grande simbólico no valor de R$ 10 mil, prêmio para empresa inclusiva de grande porte. (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)
“Tudo depende de mudar o que sentimos; enxergar no outro como de fato ele é, e principalmente, ter respeito pelo outro. Mudando pequenas atitudes, tenho certeza que teremos uma sociedade mais justa”, destacou o vice-prefeito.
A presidente do Comdefi, Dayane Camilo de Lelis, reforçou o tema do Fórum e ressaltou a comunicação como um pilar da sobrevivência humana. “A partir do momento que conseguimos transmitir o que queremos, somos acolhidos e inseridos na comunidade. Todos tem algo importante para passar, este é nosso objetivo no Conselho, conseguir incluir todos, sem diferenças”.
Também compareceram ao evento, secretários municipais e o vereador João Silva de Paula Ferreira (De Paula).
O 8º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência foi promovido pelo Comdefi em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
As atividades do Fórum encerram nesta terça-feira (04/12), com a Balada Inclusiva, que será realizada no salão de eventos do CIAPI, das 15h às 17h. O Ciapi fica Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro
O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de pode ser pago em até dez vezes, com os vencimentos das parcelas nos dias 20 de março, 23 de abril, 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro,