Pesquisar No Site
Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba passam por exame oftalmológico no CEM
Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba passam por exame oftalmológico no CEM
Os 57 integrantes do projeto Guarda Mirim de Caraguatatuba passaram nesta quarta-feira (4) por exame oftalmológico para verificação do grau e da pressão intraocular. As consultas foram realizadas pelo médico oftalmologista, Rafael Belo Velloso, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no bairro Jardim Primavera.
A assistente social que acompanhou os alunos, Querem Silveira, disse que o intuito foi de verificar a saúde ocular de todos, pois no término do projeto eles serão encaminhados ao mercado de trabalho. Os que precisarem de óculos receberão o recurso gratuitamente.
O adolescente Kelvin Cristian dos Santos, 15 anos, disse que foi a primeira vez que passou por uma consulta com um oftalmologista. “Nunca senti nenhum incômodo nos olhos. Vim para confirmar que tenho a visão perfeita”, declarou.
O colega João Pedro Dal Bello de Souza, 15 anos, já havia passado por consulta há algum tempo. “Continuo tudo certo. Não preciso usar óculos”, comemorou.
De acordo com o médico 60% dos atendidos possuem 100% da visão e outros 40% apresentam grau leve.
Programa
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim teve início em agosto deste ano e tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes.
Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e recebe uma bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais, dividida em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim passa por formação que inclui disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Na segunda fase do projeto, os alunos passarão por curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.
Veja Também Recentes
Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo
A EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, bairro Barranco Alto, e a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, bairro Praia das Palmeiras promoveram nesta quinta-feira (7/11), suas respectivas Feiras de Empreendedorismo nas dependências das unidades escolares. O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Neste sábado (9), Caraguatatuba recebe diversas atividades culturais gratuitas para a criançada e suas famílias. De manhã, das 8h30 às 12h, tem o Picnic Literário que acontece no Horto Florestal, no Rio do Ouro, com os integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc junto com a educadora Elisangela Ros durante