Pesquisar No Site
Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Professores e alunos, dos 6º ao 9º anos da rede pública municipal de Caraguatatuba, participaram de encontros sobre Educação Patrimonial. O enfoque foi a Fazenda dos Ingleses, um sítio arqueológico histórico, situado no município.
No dia 24, cerca de 80 professores das disciplinas de História, Geografia, Ciências e Artes participaram da palestra, na Secretaria de Educação. Nos dias 25 e 26, o evento foi voltado aos alunos da EMEF Profª. Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo e EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Tinga, unidades escolares que estão dentro da antiga área da fazenda.
Professores, alunos e as escolas receberam livretos com fotos e informações detalhadas sobre a fazenda dos Ingleses com fotos, textos, legendas e coordenadas.
As palestras foram proferidas pelas mestras em arqueologia, Elaine Cristina Carvalho da Silva e Maritza Dode.

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
A iniciativa faz parte do programa arqueológico do Consórcio Tamoios e JGP Consultoria, que engloba prospecções complementares, monitoramento arqueológico e Educação Patrimonial para a duplicação da rodovia dos Tamoios no trecho de serra, e teve o apoio da Secretaria de Educação.
História – A Fazenda dos Ingleses foi a principal fonte econômica de Caraguatatuba. Inaugurada em 1927, quando a cidade era apenas uma vila com aproximadamente três mil habitantes, produzia banana e grapefruit (uma espécie de laranja).
As frutas eram exportadas para a Inglaterra e saboreadas, inclusive, na mesa da realeza britânica. A produção era escoada pelo rio Juqueriquerê, no Porto Novo.
Sua decadência começou durante Segunda Guerra Mundial e encerrou suas atividades após a catástrofe de 1967, quando a chuva causou grandes estragos na cidade.
Veja Também Recentes

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão