Pesquisar No Site
Palestra alerta para o aumento de novos casos de câncer no município

Palestra alerta para o aumento de novos casos de câncer no município

#PraCegoVer: palestrante em pé falando ao público. Ao fundo telão com apresentação da palestra. (Foto: Luis Gava/PMC)
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) promoveu nesta terça-feira (30/10), palestra sobre Orientação, Fluxo e Protocolo sobre o Câncer em Caraguatatuba. Cerca de 100 idosos e pessoas com deficiência, além de profissionais da saúde participaram do evento.
Ministrada pela enfermeira do Ciapi, Jozeli Nunes Severino da Silva, a palestra esclareceu sobre o câncer e seus tipos e como funciona o tratamento e encaminhamento em Caraguatatuba.
A enfermeira explicou que cada vez mais a doença ataca os jovens, devido aos maus hábitos, como má alimentação, sedentarismo, vícios em álcool e drogas, entre outros. “Sendo assim, cada vez mais teremos casos da doença, pois tem aparecido precocemente nas pessoas”.
Jozeli ainda destacou a importância de procurar imediatamente um médico ao notar qualquer sintoma diferente e recorrente. “Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) para um melhor rastreamento do problema. Qualquer sintoma que tenha hoje pode ser um tipo de câncer”, enfatizou a enfermeira.
Caso a biópsia tenha resultado negativo, o paciente será encaminhado ao Ambulatório Médico de Especialidades (Ame); se positivo, o paciente será atendido pelo Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) do município e encaminhado à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
É por meio do Cross que a Secretaria Municipal de Saúde busca vagas de tratamento em toda a rede de atendimento estadual. A maioria dos pacientes em tratamento de câncer são encaminhados aos municípios de São Sebastião, Jacareí e São Paulo.
Durante todo o tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe de oncologia do CEM/CEO, composta por psicóloga, médico oncologista, cirurgião, enfermagem, nutricionista e assistente social.

#PraCegoVer: pessoas sentadas assistindo palestra. (Foto: Luis Gava/PMC)
“Os avanços terapêuticos dos diagnósticos de tratamento do câncer têm progredido nas últimas décadas, contribuindo assim para o aumento da sobrevida e cura em 70% das pessoas acometidas da doença em 2010, aumentando a cada ano”, finalizou a enfermeira.
A palestra é alusiva ao mês de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa” e ao “Novembro Azul”, sobre a conscientização ao câncer de próstata.
Dados
No Brasil, entre os anos de 2018 e 2019, estima-se a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer, predominando o câncer de pele não melanoma (cerca de 170 mil novos casos).
Em 2018, Caraguatatuba registrou um crescimento de 70% de novos casos, com predomínio do câncer de mama, próstata e colo de útero. Por mês, são realizados, em média, 30 novos atendimentos no CEM/CEO.
Veja Também Recentes

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco