Pesquisar No Site
Palestra alerta para o aumento de novos casos de câncer no município
Palestra alerta para o aumento de novos casos de câncer no município
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) promoveu nesta terça-feira (30/10), palestra sobre Orientação, Fluxo e Protocolo sobre o Câncer em Caraguatatuba. Cerca de 100 idosos e pessoas com deficiência, além de profissionais da saúde participaram do evento.
Ministrada pela enfermeira do Ciapi, Jozeli Nunes Severino da Silva, a palestra esclareceu sobre o câncer e seus tipos e como funciona o tratamento e encaminhamento em Caraguatatuba.
A enfermeira explicou que cada vez mais a doença ataca os jovens, devido aos maus hábitos, como má alimentação, sedentarismo, vícios em álcool e drogas, entre outros. “Sendo assim, cada vez mais teremos casos da doença, pois tem aparecido precocemente nas pessoas”.
Jozeli ainda destacou a importância de procurar imediatamente um médico ao notar qualquer sintoma diferente e recorrente. “Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) para um melhor rastreamento do problema. Qualquer sintoma que tenha hoje pode ser um tipo de câncer”, enfatizou a enfermeira.
Caso a biópsia tenha resultado negativo, o paciente será encaminhado ao Ambulatório Médico de Especialidades (Ame); se positivo, o paciente será atendido pelo Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) do município e encaminhado à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
É por meio do Cross que a Secretaria Municipal de Saúde busca vagas de tratamento em toda a rede de atendimento estadual. A maioria dos pacientes em tratamento de câncer são encaminhados aos municípios de São Sebastião, Jacareí e São Paulo.
Durante todo o tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe de oncologia do CEM/CEO, composta por psicóloga, médico oncologista, cirurgião, enfermagem, nutricionista e assistente social.
“Os avanços terapêuticos dos diagnósticos de tratamento do câncer têm progredido nas últimas décadas, contribuindo assim para o aumento da sobrevida e cura em 70% das pessoas acometidas da doença em 2010, aumentando a cada ano”, finalizou a enfermeira.
A palestra é alusiva ao mês de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa” e ao “Novembro Azul”, sobre a conscientização ao câncer de próstata.
Dados
No Brasil, entre os anos de 2018 e 2019, estima-se a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer, predominando o câncer de pele não melanoma (cerca de 170 mil novos casos).
Em 2018, Caraguatatuba registrou um crescimento de 70% de novos casos, com predomínio do câncer de mama, próstata e colo de útero. Por mês, são realizados, em média, 30 novos atendimentos no CEM/CEO.
Veja Também Recentes
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação. A cerimônia de premiação ocorreu durante
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso abre edital para eleição de novos representantes da Sociedade Civil biênio 2025/ 2027
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) de Caraguatatuba informa que a partir de segunda-feira, dia 4, estarão abertas as inscrições para eleição dos representantes da Sociedade Civil, nas vagas de Conselheiros titulares e suplentes, biênio 2025/2027. Confira aqui A eleição de Conselheiros Representantes da Sociedade civil