Pesquisar No Site
Receitas finalistas do concurso “Masterchef na Escola” passam por teste de aceitabilidade
Receitas finalistas do concurso “Masterchef na Escola” passam por teste de aceitabilidade
A última etapa do concurso “Masterchef na Escola”, realizado em Caraguatatuba, teve início nesta quarta-feira (24), com o primeiro teste de aceitabilidade das três receitas finalistas.
O “Masterchef na Escola” foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar, no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).
A receita “Pernil na cebola dourada” acompanhado de farofa de banana, arroz, feijão e salada de alface e tomate, das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga), foi servida no almoço para os alunos do 8º e 9º anos, da EMEF Prof. Antonio de Freitas, no bairro Estrela D’Alva.
Os colegas Danielly Barboza e Davi Russo, ambos 13 anos, gostaram tanto que foram para o bis. “Gosto muito da comida servida na escola e achei bacana poder participar do julgamento desse novo prato”, disse Russo. “Muito gostoso e aprovado”, resumiu Dani. Outra aluna, Jade Carvalho Silva, 13 anos, completou: “Ter uma alimentação diferenciada e com variedade é ótimo”.
Na sexta-feira (26), será a vez dos 8º e 9º anos da EMEI/EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim, degustarem outro prato finalista: “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim).
Na segunda-feira (29), será a vez dos estudantes da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, provarem o “Macarrão a Pepa Pig”, de autoria de Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).
Os alunos respondem a um questionário da escala hedônica estruturada, que mede a preferência do consumidor de forma direta, com as opções: detestei, não gostei, indiferente, gostei, adorei. O resultado da aceitação será por meio de porcentagem e comparação entre as escolas.
Ao todo, 29 unidades escolares participaram do concurso. Em dois meses e duas semanas, coube à equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira (diretora) e Karina Tavares Magalhães e do técnico José Maria Pereira, percorrer as escolas para provar os pratos.
Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.
“Nossa ideia com esse concurso foi o de valorizar e estimular o trabalho das cozinheiras das escolas, ao invés de simplesmente escolhermos uma receita e colocá-la em prática”, explicou Fernanda.
O Concurso Masterchef na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.
Em novembro, será marcada uma confraternização que reunirá todas as participantes, que receberão medalha e certificado, quando será anunciada a receita aprovada pelos alunos.
Veja Também Recentes
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos
Câmara encerra audiências públicas do orçamento e das alterações da LDO 2025 de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na próxima quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no seu plenário, no Centro. A proposta que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO –2.731/2024) para elaboração e execução